Hospital de Urgências de Goiás lança projeto Junto com Você

Com encontro mensais, as atividades proporcionam aos residentes da unidade do Governo de Goiás ações voltadas para o bem-estar, saúde emocional e autocuidado

Residentes do Hugo relaxam durante sessão de yoga, no primeiro encontro do Junto com Você

Com o intuito de promover ações de saúde mental para os residentes do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), o Departamento Integrado de Psicopedagogia (DIP) criou o projeto Junto com Você. A iniciativa visa ao compartilhamento de experiências entre os participantes, proporcionando o cuidado e fortalecimento emocional.

A psicopedagoga do Hugo, Giselle Barcelos, explica que o Junto com Você promove encontros mensais com os residentes da unidade do Governo de Goiás em que eles podem expressar opiniões e percepções sobre o trabalho. “A roda de conversa favorece o conhecimento, desenvolve laços de cuidado e contribui para a reflexão de estratégias de enfrentamento”, disse.

Os encontros são realizados, no Hugo, em um espaço sem interrupções, sem distrações, ouvindo com empatia e sem julgamentos. “O intuito do projeto é realizar ações voltadas ao cuidado, saúde mental e bem-estar, com práticas de relaxamento, gerenciamento do estresse, palestras sobre saúde e autocuidado”, afirmou Giselle.

A primeira ação do Junto com Você proporcionou aos residentes um instante de relaxamento com a prática de yoga. “A atividade foi importante e me ajudou no manejo do estresse e reduziu um pouco a ansiedade relacionada ao ambiente hospitalar”, comentou a residente de psicologia Denise Silva Sousa.

Para a residente, o Junto com Você tem o potencial de impactar na saúde mental, física e melhorar a qualidade de vida do residente, proporcionando momentos de relaxamento e esclarecendo sobre a necessidade do autocuidado.

“A jornada de trabalho é exaustiva. Portanto, essa prática proporciona ao residente a oportunidade de se conectar consigo, o que pode melhorar o bem-estar e permitir momentos de calma e tranquilidade, em meio ao cotidiano do hospital. Então, esse momento me lembrou da importância do autocuidado em meio às responsabilidades”, revelou Denise.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo