SES atualiza técnicos para campanha de multivacinação

Curso vai reunir servidores das Regionais de Saúde e dos municípios goianos que vão atuar na ação, que será realizada em todo o País, em outubro

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio (Girf), realiza nos dias nesta terça e quarta-feira (16 e 17), no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Cândido Santiago em Goiânia, um curso de atualização sobre a Campanha Nacional de Multivacinação. O evento reúne profissionais das 18 Regionais de Saúde do Estado, dos 246 municípios goianos e equipe técnica da Girf. A enfermeira da Girf, Liz Jane Silvestre Ribeiro Silvestre, informa que o curso tem o propósito de repassar aos participantes as orientações técnicas sobre a execução da multivacinação.

A Campanha Nacional de Multivacinação será realizada em todo o País, entre os dias 7 e 25 de outubro, com o objetivo de vacinar as crianças e adolescentes (de 0 a menores de 15 anos) que ainda não receberam as doses das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Na prática, é uma estratégia na qual, em um curto intervalo de tempo, são oferecidas todas as vacinas de rotina, de forma seletiva, possibilitando a atualização da Caderneta de Vacinação, a fim de melhorar a cobertura vacinal e, consequentemente, reduzir as doenças imunopreviníveis no País.

O Dia D da campanha, quando ocorrem mobilização e chamamento para a vacinação, está agendado para 19 de outubro. Durante toda a ação, será oferecido à população não vacinada ou com esquemas incompletos um total de 15 vacinas, entre as quais a VIP e VOPb, que imunizam contra a paralisia infantil (leia mais abaixo). Em todo o Estado, a multivacinação vai ocorrer em 907 postos fixos, que estarão em funcionamento das 8 às 17 horas.

Em função da complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe vacinas para crianças e adolescentes, os organizadores da campanha destacam a importância de que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. “A caderneta é fundamental para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal”, destaca Liz Jane.

VACINAS

Para os menores de 7 anos:

– Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenzae tipo B)- VIP (poliomielite inativada)

– VOPb (poliomielite atenuada)

– Rotavírus

– Pneumocócica 10 valente

– Meningocócica C conjugada

– Febre amarela

– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

– Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

– Hepatite A

– Hepatite B

– DTP (difteria, tétano e coqueluche)

 

De 7 anos a menores de 15 anos

– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

– dT (difteria e tétano)

– HPV

– Meningite C

– Hepatite B

– dpTa (difteria, tétano e coqueluche acelular)

 

SERVIÇO

Curso de atualização para a Campanha de Multivacinação

Data: 16 e 17 de julho

Horário: das 8 horas às 17 horas

Local: Auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Dr.Cândido Santiago, Rua 26, número 521 – Jardim Santo Antônio

 

Maria José Silva, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo