Hospital Estadual de Jataí promove curso sobre psicologia hospitalar

Capacitação realizada pela unidade do Governo de Goiás no município da região sudoeste reúne 180 participantes, entre estudantes e profissionais do próprio HEJ e de outras instituições de Jataí

Profissionais do HEJ, da UFG e UNA participam da qualificação na unidade do Governo de Goiás

Com o objetivo de enfatizar o cuidado integrado e centrado no paciente e na família, a equipe de psicologia assistencial do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) desenvolveu o 1º Curso de Extensão em Psicologia Hospitalar para profissionais e estudantes da área. A experiência na rotina de uma unidade de saúde permitiu aos psicólogos da unidade do Governo de Goiás levantar temas e criar um cronograma que aborda os pontos necessários a um atendimento de qualidade, humanizado e respeitoso.

Nos dias 25 e 26 de agosto, ocorreu o encontro presencial do segundo módulo da capacitação, composta por três módulos com palestras on-line e minicursos presencial. Os temas trabalhados são: conceitos introdutórios da psicologia hospitalar, equipe multiprofissional e o cuidado integrado na tríade paciente-família-equipe, terminalidade, morte e rituais de despedida e cuidado em saúde mental no hospital geral. O objetivo do curso é oferecer educação continuada para os profissionais, permitindo que aprimorem seus conhecimentos sobre a atuação do psicólogo no ambiente hospitalar.

Segundo a supervisora da psicóloga do hospital, Aline Carvalho, a formação atende às especificações de uma vivência da psicologia hospitalar.  “As temáticas abordadas no curso envolvem outras vivências profissionais, como, por exemplo, o tema do próximo módulo, que abrangerá a temática Morte, Morrer e Rituais de Despedida. As noções funcionais dessa temática precisam abranger todo profissional que trabalha em uma instituição hospitalar”, afirma.

Para o estudante André Gustavo, a experiência é enriquecedora. “Na parte on-line, temos a oportunidade de ouvir a realidade da psicologia hospitalar em outros lugares do Brasil e de realizar essa troca de conhecimento com esses profissionais. Já na parte presencial, tem sido uma complementação da parte on-line em que nós vemos como funcionam esses serviços no HEJ”. Ele afirma que o curso acrescenta muito para sua formação. “O curso tem me oportunizado um olhar mais atento e humanizado no processo de hospitalização”, disse.

A programação seguiu até o dia 2 de setembro, desenvolvendo a qualificação de universitários e profissionais da região e ampliando, assim, o conhecimento sobre a psicologia hospitalar, suas perspectivas e desafios da área de atuação. 

Além de colaboradores do HEJ, participam da capacitação profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Serviço de atendimento Domiciliar (SAS) da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), além de estudantes de graduação em psicologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e do Centro Universitário UNA, somando 180 inscritos.

Mayara Ferreira (texto e foto)/Fundahc

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo