HDT comemora 40 anos de fundação com posse de nova diretoria

Em comemoração aos 40 anos de fundação do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), a Organização Social (OS) gestora da unidade, Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou na manhã da última terça-feira (10 de janeiro), no auditório do hospital, uma solenidade que contou com café da manhã, bolo e debate com o tema “O HDT que encontrei, o HDT que deixei e o HDT que espero ver nos próximos 5 anos”. Na ocasião, também foi realizada a posse da nova diretoria da unidade e o descerramento de placa em homenagem às diretoras do quadriênio 2012/ 2016. Além dos colaboradores e diretores da unidade, estiveram presentes o deputado estadual Virmondes Cruvinel; a superintendente da pasta de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Evanilde Fernandes Costa Gomide; e o representante do Conselho Local de Saúde, José Luiz de Abreu.

O fundador e superintendente executivo do ISG, André Guanaes, que compôs a mesa redonda juntamente com a diretora geral do HDT, Anamaria Arruda; a diretora técnica, Letícia Aires; a diretora de Ensino e Pesquisa, Ledice Inácia e a gerente médica, Analzira Nobre – da gestão 2012/ 2016 -, agradeceu às quatro pela colaboração, comprometimento, e dedicação que tiveram em quatro anos à frente do hospital. O médico ainda salientou que esta foi a primeira comemoração dos 40 anos do hospital, já que nos próximos meses haverá programações diferentes para que os colaboradores celebrem o marco continuamente. “Ao completar 40 anos de fundação, devemos olhar para trás, aprender com os erros, pensar no futuro e seguir em frente”, completou o superintendente.

Para o deputado Virmondes Cruvinel, essa é uma data muito importante. “Percebemos uma evolução muito grande no tratamento de pacientes e na pesquisa, principalmente nos últimos anos, quando o hospital teve uma série de premiações, reforçando a referência do hospital e as políticas públicas na área da Saúde”, afirmou o deputado. Entre 2012 e 2016, o HDT recebeu o selo de qualidade de Acreditação (ONA 1), se tornando o único hospital referência em doenças infecciosas do país acreditado; foi escolhido como Hospital Pérola do Ministério da Saúde, o que tornou a unidade referência em casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – a H1N1 -; venceu o concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, do Ministério da Saúde (MS); e participou do documentário “Humanização-SUS – HDT humanização contagiante”, produzido pelo MS, que resultou em premiação do Ministério em reconhecimento ao trabalho de humanização realizado na unidade.

Nova diretoria – Durante a comemoração dos 40 anos de fundação do HDT, a administradora Aline Maria Silva Oliveira, que ocupava o cargo de diretora executiva da unidade desde agosto de 2016, foi empossada como a nova diretoria geral; a médica infectologista e sanitarista Heloína Claret, que atua no hospital há mais de 30 anos em cargos assistenciais e administrativos, assumiu a diretoria técnica; e por fim, o infectologista João Alves, que trabalha na unidade há mais de 20 anos e também é professor adjunto do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), tomou posse como diretor de Ensino e Pesquisa (DEP). A diretora clínica Débora Meireles, que assumiu o cargo em junho do ano passado, também esteva presente, já que continuará na direção da unidade até 2018.

A nova diretora geral, Aline Oliveira, agradeceu a André Guanaes pela confiança a ela depositada, parabenizou o trabalho realizado pela equipe de diretoras que deixaram os cargos e afirmou que assume a diretoria com a expectativa de contar com o auxílio de todos os funcionários. “Que nossa diretoria seja ampliada, sendo constituída por colaboradores felizes e pacientes satisfeitos”, destacou. “Assumo o compromisso de manter o padrão de assistência já alcançado pelo HDT e contribuir para buscar padrões ainda mais altos de qualidade, chegando à excelência no atendimento por meio de nossa gloriosa missão de salvar vidas”, finalizou a diretora.

História – Fundado em 10 de janeiro de 1977, tendo sido fruto da união do Hospital Osvaldo Cruz e Hospital do Pênfigo de Goiânia, o hospital foi nomeado em homenagem ao trabalho abnegado do médico sanitarista dr. Anuar Auad. Nesses quase 40 anos de funcionamento, tem prestado relevantes serviços à saúde pública, atuando em vários surtos epidêmicos de doenças graves, como a meningite, difteria, sarampo, febre amarela, tétano, hepatite, leishmaniose, malária, H1N1, etc.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo