MNSL realiza primeira reunião do ano do grupo de Vasectomia

Na manhã desta quinta-feira (12 de janeiro), o Serviço Social da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promoveu o primeiro encontro do grupo de Vasectomia de 2017. Na ocasião, cerca de 40 homens lotaram o auditório da unidade para assistirem orientações do urologista Nilson Pereira Pinto e da psicóloga Nelma Carneiro sobre a cirurgia que funciona como método contraceptivo e é feita por meio da ligadura dos canais deferentes do homem.

Depois de exibir um vídeo explicativo sobre o sistema masculino reprodutor e sobre a cirurgia, o médico explicou sobre a lei que prevê a idade mínima de 25 anos e pelo menos dois filhos para realizar o procedimento e informou sobre os cuidados que devem ser tomados antes e após a operação. “Depois de fazer a cirurgia é preciso ficar 20 dias sem ter relação sexual e após esse prazo mais 60 dias fazendo o uso de preservativos, pois nesse período ainda não é seguro”, disse o médico.

Em seguida, a psicóloga Nelma Carneiro discorreu sobre as fantasias que passam pela cabeça dos homens que desejam realizar o procedimento. “O único efeito da Vasectomia é impedir a passagem dos espermatozoides. O desejo sexual não é diminuído e não engorda. Isso tudo é mito”, afirmou a psicóloga. Porém, ela explicou que a mente tem grande impacto no físico, portanto, é preciso fazer a cirurgia sem pensamentos negativos como esses. “Se a pessoa pensar que vai engordar isso pode acontecer não por conta da operação mas devido ao subconsciente”, explicou.

Vasectomia – Para realizarem a cirurgia na MNSL, os homens interessados passam por uma série de avaliações com urologista, cardiologista e psicólogos e, obrigatoriamente, participam de uma reunião como a que ocorreu hoje. Após esse encontro, a data do procedimento é agendada. Em média, cerca de 250 homens realizam a operação por ano na unidade, sendo que o grupo costuma ser formado a cada 45 dias.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo