Reunião na SES debate fortalecimento das Regionais de Saúde

Encontro com coordenadores-gerais das 18 Regionais de Saúde teve o objetivo de avaliar as principais demandas nas regiões e alinhar as ações para a resolução das necessidades comuns

Coordenadores-gerais das 18 Regionais de Saúde após a reunião para debater assistência à população

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atua com o objetivo de fortalecer as 18 Regionais de Saúde existentes em todo o Estado e, dessa forma, promover a assistência à saúde mais efetiva à população dos municípios goianos. Com esse propósito, foi realizada na sede da SES-GO uma reunião com a presença dos coordenadores-gerais das 18 Regionais de Saúde.

O encontro, coordenado pela gerente das Regionais de Saúde, Simone Camilo Aquino Botelho, teve o objetivo de avaliar as principais demandas de todas as Regionais, alinhar as ações para a resolução das necessidades comuns a cada uma dessas unidades e definir os projetos a serem desenvolvidos. As Regionais de Saúde são instaladas em pontos estratégicos do Estado, definidos tecnicamente e, na prática, desenvolvem na região a política de saúde estabelecida pela SES-GO.

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, destaca a importância do fortalecimento das Regionais de Saúde para que a população tenha conhecimento e acesso aos relevantes serviços ofertados pela SES-GO, que estão à sua disposição, próximo ao seu domicílio. Ele acentua que a regionalização da saúde constitui uma das principais metas do governador Ronaldo Caiado desde o início de sua gestão, em 2019.

Macrorregionais
Sérgio Vencio destaca que o governo de Goiás ampliou a assistência à saúde no interior do Estado com a conclusão e estruturação das seis policlínicas, estadualização de quatro hospitais municipais e aquisição de importantes equipamentos e implantação de novos serviços nos grandes hospitais estaduais, como Herso e HCN. Ele informa que a SES-GO também está atuando com o propósito de fortalecer as cinco Macrorregionais, para que elas deem o respaldo necessário às Regionais de Saúde.

A secretária adjunta, Anamaria de Sousa Arruda, também enfatiza a importância do fortalecimento das Macrorregionais para a melhoria da logística e do fluxo das ações desenvolvidas pelas 18 Regionais de Saúde. Durante a reunião também foram debatidos o planejamento regional integrado, a estrutura organizacional das Regionais de Saúde e a intensificação da vacinação nos municípios.

A gerente Simone Botelho adiantou que os encontros com as Regionais de Saúde vão ocorrer todos os meses, em caráter de rotina, para que a população seja beneficiada com o avanço das ações de saúde.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo