HDT promove Semana de Conscientização sobre Sepse Pediátrica

Objetivo do treinamento é capacitar as equipes do pronto-socorro, enfermaria e UTI pediátricas da unidade do Governo de Goiás a identificarem precocemente os sinais da doença em crianças

Qualificação visa aprimorar habilidades das equipes do pronto-socorro, enfermaria e UTI pediátrica

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) realizou, entre 7 a 11 de agosto, a Semana de Conscientização sobre Sepse Pediátrica. Durante a semana, um treinamento específico sobre o tema foi realizado visando aprimorar as habilidades das equipes que trabalham no pronto-socorro, enfermaria e UTI pediátrica da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).

O objetivo principal foi capacitar a equipe sobre os aspectos primordiais para o protocolo de gerenciamento da sepse pediátrica. A intenção é permitir que a equipe identifique sinais precoces de sepse em crianças, com atenção aos critérios cruciais de suspeita ou confirmação de infecção e, pelo menos, uma disfunção orgânica, como respiratória, cardiovascular, neurológica ou de diurese.

Dessa forma, a equipe pode identificar mudanças iniciais e agir rapidamente para evitar agravamentos no estado de saúde dos pequenos. Isso envolve a implementação de medidas definidas no protocolo assim que houver a suspeita de sepse, uma vez que o reconhecimento precoce pode evitar complicações e salvar vidas.

O médico coordenador da pediatria do HDT, Fernando Oliveira, destaca: "A Semana de Conscientização sobre Sepse Pediátrica é um passo importante para melhorar o atendimento às crianças em nossa unidade. Estamos comprometidos em aprimorar nossas práticas para identificação e tratamento precoces da sepse."

A diretora técnica, médica Karine Medeiros, comenta sobre a importância da identificação precoce dos sinais de sepse. “Nosso compromisso é assegurar que cada criança receba a atenção necessária desde o início. Identificar os sinais de sepse precocemente pode salvar vidas, o que é a nossa missão”, garante.

Suyanne Dias (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo