Revitalização do almoxarifado do Huana proporciona melhor desempenho no setor

O almoxarifado do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo passou por uma grande transformação ao longo do ano de 2016, com a transferência de suas instalações de um espaço restrito dentro das dependências do Hospital para ser realocado em uma grande área com o espaço necessário para estocagem adequada e segura de todos os insumos necessários ao funcionamento da unidade. No local foi realizada reforma completa, dando nova aparência ao espaço físico e estrutural. Foram realizadas várias ações que vão desde a pintura de todo o espaço, inclusive do piso para evitar o desprendimento de partículas, criação de uma área climatizada para armazenamento de produtos que dependem de controle de temperatura, criação de área administrativa com espaço adequado e climatizada para conforto dos colaboradores, aquisição de prateleiras porta paletes para organização, instalação de exaustores eólicos para eliminar problemas de má circulação do ar, instalação de câmeras de monitoramento, videofone, portão automatizado, extintores de incêndio, área externa com calçamento e pedras para evitar o acúmulo de pó, além de monitoramento 24 horas por dia por parte da empresa contratada para segurança.

O almoxarifado está dividido em vários grupos de estocagem, como material de expediente, medicamentos, material médico, soluções, materiais descartáveis, radiologia, laboratório, material de limpeza e equipamentos de proteção individual. De acordo com Luiz Rogério Mourão, Supervisor do setor, “O almoxarifado atende a todos os setores do hospital”, e ele destaca que a reforma contribuiu para o melhor desempenho do setor, bem como para o melhor acondicionamento de todo material que fica guardado no local. A coordenadora de abastecimento do Huana, Valéria Lopes, frisa que essa revitalização fez com que o processo de solicitação, separação e entrega de materiais seja ágil e eficaz, uma vez que contamos com um sistema de informatização que nos permite planejar as ações, avaliando, direcionando e monitorando toda distribuição de materiais e medicamentos intra hospitalar.

O diretor administrativo, Lucio Jablonski Junior, também ressaltou as melhorias oriundas da reforma, anteriormente o barracão era utilizado para guarda de inservíveis e de grandes volumes, porém sem a eficiência necessária e subutilizando todo o potencial do espaço. Destaca ainda que o almoxarifado ocupava três salas dentro do Hospital, o que dificultava o controle e a agilidade, além de não oferecer conforto para os colaboradores, além disso, com a desocupação das salas, as mesmas puderam ser utilizadas para atender a outras necessidades da instituição. Agora tanto o armazenamento quanto a distribuição são feitos em um só local o que resulta em um maior controle, segurança, conforto, agilidade, eficácia e economicidade nos gastos no Huana.

O superintendente do Huana José Luiz Gasparini acrescenta que ao longo dos anos de sua experiência em hospitais por todo o Brasil, viu em pouquíssimos uma estrutura de almoxarifado com a qualidade que o HUAna dispõe atualmente. Ressalta ainda que todas as ações foram realizadas de maneira planejada e paulatina ao longo do ano, de acordo com as possibilidades financeiras da instituição. Essa revitalização faz parte das melhorias implementadas pela gestão da unidade, utilizando métodos mais organizados, transparentes e práticos, assim as tomadas de decisões terão o uso racional dos recursos, transparência e aperfeiçoamento do atendimento, visando maior satisfação do usuário.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo