Heapa realiza palestras sobre cuidados com a extubação acidental

Capacitação ministrada pelo setor de Educação Continuada envolve cerca de 30 profissionais que atuam diretamente com os pacientes críticos da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia

Enfermeira Tânia Cristina Costa fala a colegas do Heapa sobre a extubação acidental

O setor Educação Continuada do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais, ministrou palestras para os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto sobre extubação acidental em pacientes com respiração mecânica, nos dias 9, 10 e 15 de agosto.

Conduzidas pelos enfermeiros Tânia Cristina Costa, responsável pela Educação Continuada, e Maurício dos Santos, coordenador da UTI, as atualizações abordaram o que é, quando ocorre, o que fazer para evitar e os momentos críticos da extubação acidental. “É preciso entender a diferença entre o desmame, que é a retirada gradual do suporte ventilatório mecânico, e da extubação, é a retirada total do tubo que auxilia na respiração”, esclareceu Tânia.

O principal objetivo das palestras é reforçar a importância do cuidado com os pacientes críticos para evitar uma extubação acidental, principal fator de risco que pode levar ao óbito. "Existem momentos essenciais que temos que prestar atenção para que isso não aconteça, e uma das principais ferramentas é a comunicação, que precisa acontecer em qualquer tipo de manipulação no paciente. Outra situação importante é observar o comportamento do paciente, para que ele não retire o tubo de propósito", alertou a enfermeira.

Cuidado 
O coordenador da UTI, Maurício dos Santos, enfatizou que esse tipo de encontro é um momento de troca de experiências e também uma oportunidade de atualização profissional. "Eu sempre acompanho vocês  não como gestor, mas como alguém que também tem o que aprender e lutar com vocês. Sabemos que a rotina não é fácil, mas estar perto de vocês é essencial para que possamos saber o que melhorar para os nossos pacientes", destacou o enfermeiro.

Já a enfermeira Joyce Kelly Elias Campos, que atua no turno da noite  da UTI adulto, disse ter sido excelente participar dessa capacitação. "Sempre temos uma chance de melhorar aquilo que já fazemos bem. E ter uma equipe unida, que apoia um ao outro, conta muito. Parabéns, pela realização desse treinamento, e já estou aguardando ansiosa para os próximos encontros", afimrou..

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo