Hemocentro promove qualificação de seus motoristas

Cuidados no transporte de material biológico e regulamentos técnicos são assuntos tratados durante a capacitação promovida pela unidade da SES-GO

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) realizou na segunda-feira, 15, o curso de capacitação de novos motoristas que vão o transporte de hemocomponentes do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz. Os seis motoristas terceirizados receberam orientações sobre os cuidados que devem ter no transporte de material e os regulamentos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos de regulação municipais e estaduais.

“O objetivo é que esses novos colaboradores possam contribuir nessa parte de desenvolver um trabalho como a legislação pede. A hemoterapia tem vários critérios e essa parte de transporte de hemocomponentes é um dos itens mais críticos, que mais exige desse trabalhador”, diz a técnica em segurança do trabalho, Ana Maria Fróis, uma das palestrantes.

O transporte, pontua ela, é de fundamental importância para que o material chegue com a qualidade atestada durante todas as fases anteriores do processo de coleta do sangue. “As orientações são basicamente quais são os cuidados que o motorista precisa ter quando for transportar o hemocomponente. A gente tem critérios para transportar esse hemocomponentes, para que ele chegue até o hospital onde for fazer uma transfusão com qualidade. Então, a nossa preocupação vai desde a coleta do sangue até lá no hospital. Esse momento hoje é para passar para os motoristas quais são esses cuidados, normas de biossegurança, segurança do trabalhador, a questão do recipiente adequado, da temperatura, as condutas em caso de acidentes em trânsito com esse motorista”.

Um dos motoristas, Rogério Marcelino da Silva, diz que não tinha o conhecimento dos procedimentos a serem seguidos e que aprendeu bastante. “Muito bom (o treinamento). Realmente eu não tinha conhecimento. Com certeza vai ser muito útil e as dúvidas que surgirem nós vamos esclarecer com o pessoal.”

O gerente de logística do Idtech, Eduardo Lima, também ressalta necessidade de preparar os profissionais para a atividade. “A importância é a qualificação e deixar a pessoa que vai começar o trabalho entrar mais preparado para a atividade que vai exercer. Como o Idtech preza muito pela qualidade do serviço realizado, disponibiliza para os novos contratados treinamentos e qualificação”.

 

Pablo Santos, do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo