Além da assistência: Hugol promove ações para humanização do atendimento e conscientização da comunidade

Por um longo período, os hospitais foram vistos apenas como instituições voltadas ao tratamento de traumas e doenças e, apesar de essa ainda ser sua essência primordial de atuação, o papel desses aparelhos tomaram nova perspectiva: a promoção da saúde, através da conscientização e da prevenção.

Indo além da assistência aos pacientes de alta e média complexidade, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol promove ações para proporcionar um cuidado humanizado, através da Equipe Multiprofissional (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social), com apoio das demais áreas da unidade, dentre elas: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e dos ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; atividades lúdicas e terapêuticas, visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários.

Além disso, há também o passeio terapêutico que é, conforme explica Dagoberto Barbosa, Gerente Multiprofissional do Hugol, um atendimento realizado ao paciente e aos familiares em ambiente externo, utilizando a arquitetura humanizada do hospital, jardins e capela. “Os critérios utilizados para a inclusão dos pacientes nessa ação envolvem a estabilidade clínica, tempo de internação prolongado, aspectos psicológicos sendo que a indicação independe de diagnóstico e prognóstico. Esta ação tem como intuito melhorar vínculos afetivos, reduzir impactos negativos da internação, estimular precocemente aspectos percepto-cognitivos, somato-sensoriais e motores e viabilizar a capacidade funcional, dentro de um contexto de total segurança para o paciente”, afirma o terapeuta ocupacional.

Comunidade

O hospital também desenvolveu dois programas centrais para conscientização da comunidade, um intitulado “PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito” e o outro “Hugol na Comunidade”. O PARE! é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação, desenvolvido para contemplar os públicos internos e externos do hospital. As vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade. Em 2016 o hospital promoveu quatro ações no trânsito, que resultaram na orientação de mais de 12 mil motoristas.

Em uma linha mais ampla de orientações de educação em saúde, o Hugol na Comunidade é um programa que abarca todas as ações executadas diretamente com a comunidade. A primeira etapa consistiu na realização do “1º Hugol na Comunidade”, evento homônimo que lançou a participação do hospital junto aos moradores da Região Noroeste no dia 30 de abril, promovendo a realização de 1.857 procedimentos.

Com o desdobramento desse programa, surgiu o Hugol nas Escolas, programa que orientou mais de mil alunos da rede estadual de ensino sobre a prevenção de traumas. O intuito é atuar na conscientização das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para reconhecer riscos, prevenindo para que não se transformem em acidentes, e para que eles saibam agir em situações de emergência quando as fatalidades ocorrem. A palestra utiliza um método interativo, ao instigar que os próprios alunos identifiquem os possíveis riscos dentro dos ambientes da casa, da rua e de lazer, com a orientação de um profissional de saúde do Hugol. Ao todo, nos seis colégios que receberam a palestra sobre prevenção de traumas, 1.022 alunos foram orientados pelo hospital.

Fonte: Hugol

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo