Secretaria de Saúde recebe visita técnica de comitiva da Paraíba

Gestores da saúde e da Controladoria-Geral do Estado nordestino conhecem boas práticas e experiências exitosas da SES-GO, em especial ações de controle interna e gestão de risco da pasta goiana

Secretário Sérgio Vencio e equipe reunidos com representantes da Saúde e CGE paraibanos

Uma comitiva do Estado da Paraíba fez uma visita técnica à sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na manhã desta terça-feira (25/07). No encontro, gestores da saúde estadual e da Controladoria-Geral da Paraíba conheceram as boas práticas e as experiências exitosas da pasta goiana, em especial sobre as ações de controle interno e a gestão de risco. 

O secretário Sérgio Vencio e o subsecretário da Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura, participaram da reunião na pasta goiana com a comitiva nordestina formada por Renata Valéria Nóbrega, secretária executiva da SES-PB, o secretário chefe da CGE-PB, Letácio Tenório, o gerente executivo de Auditoria, Rodolfo Emanuel Lima, o gerente Operacional de Monitoramento, Elias Lopes Asfora, e Maria Auxiliadora de Brito, coordenadora da Assessoria Técnica de Controle Interno. 

“Essa visita mostra que o trabalho de controle e transparência está funcionando. Um dos pilares da atual gestão é o aperfeiçoamento do controle Interno e, por isso trouxemos a CGE para dentro da secretaria, com o objetivo de implementar medidas que deem mais segurança à administração, fortalecendo medidas preventivas”, enfatizou Sérgio Vencio. 

“A experiência em Goiás de trazer a CGE para próximo da Secretaria de Saúde é algo inovador e queremos entender como essa estratégia funciona para tentar implementar em nosso estado", destacou Renata Valéria. A comitiva também conheceu como funcionam os fluxos administrativos, os contratos de gestão com organizações sociais, a assistência farmacêutica, a rede de assistência, entre outras áreas.  

O subsecretário Luciano de Moura lembrou que atualmente Goiás é referência no monitoramento e avaliação dos contratos de gestão com OSs. "Também o planejamento e a modelagem desses contratos são experiências muito positivas e isso tem chamado a atenção de muitos Estados”, acrescentou, ao lembrar, ainda, que o modelo de regulação de pacientes, com a unificação das filas de espera, é ponto importante e também tem atraído a visita de outros entes da Federação.

Thiago Lagares (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo