Projetos de vacinação em Goiás são destaques na Oficina Nacional ImunizaSUS

Três experiências realizadas em municípios goianos são premiadas, nesta terça-feira, durante a atividade, que integra o 37º Congresso do Conasems, no Centro de Convenções Goiânia

Representantes de diversos municípios mostram certificado de premiação na Oficina Nacional do ImunizaSUS

Projetos de incentivo à vacinação nos municípios goianos foram destaque na Oficina Nacional do ImunizaSUS, durante o 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A atividade, realizada no Centro de Convenções Goiânia, nesta quarta-feira (19/07), contou com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, que foi uma das debatedoras. 

A oficina faz parte da conclusão do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros, realizada pelo Conasems, em parceria com o Nescom/UFMG. O objetivo é dar visibilidade às práticas exitosas que ocorrem nos municípios. “Eles identificaram os principais problemas em relação às baixas coberturas. Cada localidade avaliou seu problema e, de acordo com essa avaliação, desenharam estratégias pra melhorar as coberturas vacinais”, pontuou Flúvia. 

Ao todo, foram apresentados 18 trabalhos goianos na Oficina ImunizaSUS. Entre os destaques, o projeto a União Multissetorial para Aumento das Coberturas Vacinais em Menores de 15 anos, realizado em em Ipameri, no sudeste do Estado. A experiência conquistou a segunda colocação na premiações, como representante da Região Centro-Oeste. “Ele colocou, como protocolo do município, que em todo atendimento médico de enfermagem, obrigatoriamente, os profissionais iam verificar e cobrar a atualização do cartão vacinal”, explicou Flúvia Amorim.

Além de Ipameri, os municípios de Planaltina e Uruaçu também foram selecionados durante a premiação dos principais trabalhados. O primeiro ficou em terceiro lugar entre as experiências da região, com o projeto Ressignificação da Sala de Vacina: um Olhar que Salva Vidas. Já o município do norte goiano foi premiado pelo trabalho Declaração de Vacinação Atualizada: uma Estratégia Intersetorial para a Melhoria da Cobertura Vacinal de Uruaçu-GO. 

“Com os resultados e com as estratégias apresentadas, que não são estratégias complexas, a gente vê, sim, que é possível reverter essas baixas coberturas vacinais, às vezes, com atividades e ações que são muito simples. Então, acho que foi um momento muito rico em relação a isso”, concluiu a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO. 

ImunizaSUS
Criado em 2021, o ImunizaSUS é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Ministério da Saúde e instituições parceiras. O projeto estrutura-se em três pilares: Educação, Pesquisa e Comunicação. Além da capacitação, o projeto executa uma série de ações de comunicação visando o engajamento social para conscientização da população brasileira sobre a importância da vacinação.

Aline Rodrigues/Comunicação Setorial

Foto: Conasems

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo