Saúde realiza ação no Vaca Brava sobre prevenção da Aids

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (IST/Aids), realiza uma campanha educativa no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, com o objetivo de informar a população sobre a prevenção e diagnóstico destas enfermidades. A ação acontecerá nesta terça-feira, 21 de fevereiro, das 8 horas às 13 horas, no Parque Vaca Brava. A data foi escolhida estrategicamente na semana que antecede o Carnaval para conscientizar a população que, não raro, esquece da segurança, durante os dias de folia.

A coordenadora de IST/Aids, Milca de Freitas Queiroz Prado, antecipa que durante todo o dia serão distribuídos às pessoas que passarem pelo Parque Vaca Brava material educativo e itens que possibilitam a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, entre os quais preservativos, gel e lubrificantes. Além disso, os profissionais de saúde também realizarão a testagem para HIV nas pessoas que interessarem em fazer tal exame.

Dados sobre a Aids

Desde a notificação do primeiro caso de Aids, em 1984, até o dia 30 de junho de 2016, foram registrados 14.167 casos de Aids em Goiás. Os dados constam do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, produzido pela Coordenação Estadual de IST/Aids da SES-GO, e revelam uma queda de 36%, entre os anos de 2011 e 2015.

A queda no número de casos registrados todos os anos em Goiás começou a ocorrer em 2012 e manteve-se decrescente até 30 de junho. Em 2012, por exemplo, foram notificados 797 casos. Em 2013 foram feitos 785 registros da doença no Estado e em 2014, 681. Em 2015 foram notificados em Goiás 533 casos de Aids e em 2016, até o fim do primeiro semestre, 191.

Tome Nota

Evento – Campanha para Prevenção e Diagnóstico da Aids

Local – Parque Vaca Brava

Data – 21 de fevereiro – terça-feira

Horário – 8 horas às 13 horas

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo