Inspirado em modelo goiano, MS apresenta novo sistema e-SUS Regulação no Congresso Conasems

Plataforma, que irá agregar os dados de pacientes de todo o País, teve como modelo os sistemas adotados pela SES-GO para identificação e redução das filas de cirurgias eletivas. Previsão é de que o produto esteja apto para utilização por Estados e municípios ainda em novembro deste ano

Subsecretário fala na discussão sobre a Rede Nacional de Dados em Saúda, no congresso do Conasems

O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Luciano de Moura Carvalho, representou a pasta nesta segunda-fera (17/07), durante discussão sobre a Rede Nacional de Dados em Saúde, que ocorreu no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Goiânia. Na ocasião, foi apresentado o novo sistema do Ministério da Saúde, e-SUS Regulação, que tem a proposta de agregar todos os dados de pacientes do País. 

O modelo foi criado a partir da troca de experiências com a SES-GO, que tem se destacado, em nível nacional, na identificação e redução das filas para realização de cirurgias eletivas. Isso foi possível graças ao desenvolvimento do sistema Regnet Filas, pela própria secretaria. "A SES está vindo pra esse evento com essa representação, trazendo expertise na regulação, principalmente na organização do projeto de execução de cirurgias eletivas, e nesse sentido, o ministério passa a adotar os modelos que a SES utiliza para replicar nos demais Estados da nação", destacou. 

O e-SUS Regulação consiste em uma plataforma de interoperabilidade de sistemas, para integração de dados em nível nacional e disseminação unificada de informações. Ela será estruturada por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), interoperando sistemas de regulação, sistemas de prontuário eletrônico e sistemas de gestão ambulatorial e hospitalar. A expectativa, conforme o consultor técnico do ministério, Otávio Augusto, é de que ainda em 2023 a plataforma já esteja apta para utilização.

A apresentação do novo sistema foi feita durante a mesa Políticas e Programas de Atenção Hospital, Domiciliar, Urgência e Emergência e Força Nacional do SUS: Avanços e Novidades. O subsecretário da SES-GO foi um dos debatedores e coordenador da discussão. A mesa contou ainda com a presença da secretária Nacional de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, do diretor de Regulação Assistencial e Controle do MS, Carlos Amílcar, e do coordenador-geral de Regulação Assistencial, João Marcelo. 

O 37º Congresso do Conasems segue até esta quarta-feira (19/07), no Centro de Convenções Goiânia (CCGO). São mais de 54 mesas, 500 experiências exitosas e 300 atividades, como debates e oficinas. "Aproveitar para agradecer por estarem visitando Goiás. É o Congresso que, de todos os tempos, mais teve inscrições. Foram 11 mil. […] O Estado está de portas abertas para todos vocês, a secretaria está de portas abertas, também, para compartilhar nossas experiências e receber experiências de outros Estados. É assim que a gente vai construindo o SUS, de forma tripartite, de forma compartilhada e com discussões tão ricas como essa", finalizou o subsecretário Luciano de Moura. 

Aline Rodrigues (texto e foto) e Giovana Cecília (foto)/Comunicação Setorail

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo