Cemac recebe visita de representantes do Ministério da Saúde

Equipe da Comissão da Assistência Farmacêutica do Governo Federal começa por Goiás uma série de viagens pelo País para melhorar o fluxo e organização do componente especializado nos Estados

Roney Pereira (à dir.) com representantes do MS, durante visita da comitiva federal no Cemac Juarez Barbosa

O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), unidade do Governo de Goiás que tem se tornado referência no processo de dispensação de medicamentos no País, recebeu a visita de representantes da Coordenação Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), do Ministério da Saúde (MS), na manhã desta terça-feira (18/07).

O diretor-geral do Cemac, Roney Pereira Pinto, faz questão de ressaltar que a unidade praticamente zerou filas no atendimento. “Goiás, em cinco dias úteis, consegue atender o paciente caso ele preencha todos os critérios do protocolo, enquanto em outros Estados, a média é dia 30 a 40 dias para o paciente conseguir ter acesso ao medicamento”, pontuou.

A visita teve justamente esse caráter de expandir para outros Estados o que tem funcionado por aqui. “Goiás é o primeiro Estado que estamos visitando e faz parte do projeto da coordenação, que é conhecer a realidade de cada Estado e como cada um realiza sua organização conforme o território. Estamos verificando as potencialidades de cada Estado pra conseguir fazer uma discussão de uma forma amplamente democrática com os Estados e municípios na evolução dos componentes especializados”, reitera o coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Roberto Eduardo Schneiders.

Os visitantes conheceram, além da gestão da unidade, o fluxo de execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica de Goiás, o Sistema de Dispensação, Serviço Clínico Farmacêutico, Sala de Injetáveis e o acesso digital ao programa.

Atualmente, 75% dos cerca de 172 mil usuários cadastrados no Cemac utilizam o sistema virtual, e os demais cadastros são digitalizados pelos funcionários. “Nada mais apropriado do que conhecer as boas experiências pra que a gente consiga compartilhar e promover isso nacionalmente”, reforçou Schneiders.

Yara Galvão (foto e texto)/Comunicação Setorial 

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