Saúde de Goiás estreita parceria com Ministério da Saúde em sistemas e gestão

Secretário Sérgio Vencio acompanhou governador na recepção à ministra Nísia Trindade, nesta segunda-feira em Goiânia, destacando parcerias entre a Pasta e o MS

Sérgio Vencio acompanha visita de Nísia Trindade, com governador Ronaldo Caiado e demais autoridades

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vem estreitando parcerias com o Ministério da Saúde (MS) para o incremento da gestão pública do Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiás. Ao acompanhar a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao lado do governador Ronaldo Caiado, ele reforçou a importância de uma mulher com o currículo de Nísia à frente do cuidado com a saúde dos brasileiros. 

A ministra visitou na manhã de hoje, 17/07, unidades de saúde do Governo Federal e ainda a Clínica Teia, entidade privada, especializada na assistência do Transtorno do Espectro Autista (TEA).  “Uma gestão técnica no ministério, associada ao olhar do governador que prioriza o cuidado com as vidas da população, concorrem para uma fase promissora de avanços na saúde pública do nosso estado”, destacou o secretário da Saúde. 

Goiás será referência nacional no sistema de identificação de filas de cirurgias eletivas para o MS, como atestou o governador ao agradecer a recomposição do teto da média e alta complexidade para custeio da rede própria da SES-GO. Essa recomposição foi  uma reivindicação da Pasta, com apoio de Ronaldo Caiado que resultou na sinalização positiva do Ministério da Saúde.

Saúde Digital

O titular da SES adianta que outra parceria se desenha com o compartilhamento do dashboard de recursos federais, ferramenta que permite que os gestores da saúde tenham informações sobre a execução de recursos federais repassados e como esses valores estão sendo aplicados dentro da Secretaria. 

Uma equipe técnica da SES já foi acionada para demonstrar aos técnicos do MS como Goiás está visualizando essa aplicação e qual investimento ou custeio vem recebendo de verbas federais. “Temos tido avanços significativos na Saúde Digital e queremos investir cada vez mais em ferramentas que auxiliam de forma estratégica a gestão do SUS, reduzindo distâncias, tempo e recursos financeiros”, frisa Sérgio Vencio, citando também a Telemedicina, uma das metas do governo para a administração da SES-GO.

Por outro lado, gestores da SES estiveram em Brasília para conhecer sistemas de controle hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários do Governo Federal. “Goiás demonstra evolução nessa integração de dados e no compartilhamento de informações. É uma nova fase de união e reconstrução da saúde pública”, reafirmou Arthur Chioro, presidente da Ebserh durante a solenidade de inauguração do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas da UFG.

Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo