Saúde promove curso sobre Pré-Natal de Baixo Risco

A Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO) promove o curso de Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco para a 3ª turma de médicos e enfermeiros dos 30 municípios prioritários do Programa Siga Bebê. As aulas começaram na Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago e os 210 profissionais participantes vão receber informações sobre os cuidados básicos com as gestantes para melhorar a qualidade das consultas de pré-natal, tornar os partos mais seguros e ajudar a reduzir os índices de mortalidade materno infantil em Goiás. As aulas prosseguem até amanhã, quinta-feira.

Com esta turma serão 440 capacitados e a meta é qualificar 1 mil 500 médicos e enfermeiros de todo o estado. A qualificação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) e faz parte do programa Goiás Mais Competitivo.

Durante a abertura do curso a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, afirmou que os professores são altamente capacitados e experientes, a maioria preceptores dos programas de residência. Segundo ela, a Secretaria de Estado da Saúde trabalha para qualificar cada vez mais seus profissionais com toda a atenção para a prestação de um serviço cada vez melhor à população. “Estamos cuidando dos cuidadores, que são vocês”, concluiu.

Para Cláudio Tavares, superintendente de Atenção à Saúde do município de Goiânia, Cláudio Tavares, o atendimento qualificado nas unidades básicas ajuda a evitar problemas tanto para a mãe quanto para o bebê, prevenindo complicações e até óbitos. Ele afirmou que, mesmo que os resultados estatísticos só possam ser mensurados em médio e longo prazos, os municípios estão percebendo o aumento das ações de capacitação dos trabalhadores de saúde por parte do governo estadual. E isto, segundo ele, vai permitir uma melhor gestão municipal e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar os recursos gastos com a saúde.

O CURSO

O conteúdo do curso aborda a importância do pré-natal, mesmo que a gestação atenda todas as condições de normalidade caracterizando o baixo risco para mães e bebês. Outro tópico é sobre a avaliação pré concepcional que tem forte impacto no desenvolvimento da gestação. – See more at: https://www.https://goias.gov.br/saude/view/5601/saude-promove-curso-sobre-pre-natal-de-baixo-risco#sthash.f2jWKGzV.dpuf

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo