Prevenção do uso de tabaco é tema de curso para profissionais da saúde e educação

As inscrições para o curso online promovido pelo Inca estão abertas até o dia 10 de julho

Popular entre os jovens, o cigarro eletrônico pode causar lesões pulmonares graves e levar à dependência da nicotina

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, divulga para os servidores do governo de Goiás o curso de Prevenção à Iniciação ao Tabagismo, realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O principal objetivo é maximizar as ações de prevenção à iniciação do uso de produtos derivados de tabaco por crianças, adolescentes e jovens. Além dos profissionais de saúde, a formação é voltada para profissionais da educação das redes pública e privada e profissionais integrantes do Grupo Técnico Intersetorial das Ações de Controle do Tabaco de Goiás. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de julho no link: https://forms.gle/sJ3s9USaBvtn4XrU6.
 
A data prevista para início do curso é 9 de agosto, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 (horário de Brasília). Um dos tópicos que serão abordados é o dano causado pelos produtos derivados de tabaco, em especial do narguilé, dispositivos eletrônicos (e-cigs, cigarros aquecidos, vapes), cigarros de palha, cigarros orgânicos, dentre outros. Além disso, serão abordadas as principais estratégias da indústria do tabaco para ampliar o mercado consumidor. Entre elas, está a difusão da ideia de que esses produtos seriam menos prejudiciais do que o cigarro comum. O link para acesso ao curso será enviado posteriormente para o e-mail dos inscritos.
 
Os participantes poderão contribuir para a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o controle do Tabaco, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção do tabagismo em escolas, nas unidades de saúde e na comunidade. O conteúdo programático do curso prevê a discussão do tabagismo como um problema de saúde pública; a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco e o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT); danos dos produtos derivados de tabaco; prevenção à iniciação; publicidade e promoção de produtos derivados de tabaco em mídia eletrônica e digital; tabagismo passivo e promoção de ambientes livres; programa Saber Saúde: prevenção do tabagismo e datas comemorativas: campanhas sobre o controle do tabaco e tabagismo.
 
Texto: Riva Kran/Comunicação Setorial
Foto: Arquivo 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo