Música, alegria e emoção dão o tom no Hospital Estadual da Mulher

Jorge Humberto (saxofone) e Gabrielly Santos (violino) se apresentam na unidade do Governo de Goiás pelo projeto Sons que Curam, que visa melhorar qualidade de vida de pacientes e colaboradores

Músicos Jorge Humberto e Gabrielly Santos levamm mensagem de carinho e amor por todo o hospital

Corredores, enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e áreas administrativas do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) foram palco, na segunda-feira (19/06), de apresentação dos músicos Gabrielly Santos e Jorge Humberto, em dueto de violino e saxofone. A ação foi a estreia do projeto Sons que Curam, que tem por objetivo humanizar o ambiente hospitalar por meio da música.

Com um repertório de músicas clássicas e populares, os músicos levaram uma mensagem de carinho e amor por todo o hospital. O som das melodias encantou e emocionou pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“Foi um momento único. A música trouxe leveza e paz”, pontuou a puérpera Marta dos Santos. “Muito gratificante poder ouvir essa apresentação, com meu filho no colo. Quero agradecer o atendimento maravilhoso de toda equipe do hospital”, complementou o marido de Marta, Natanael Morais.

“Foi um alento ao coração, me trouxe calma e conforto, me transportou para longe. Não consegui segurar a emoção”, declarou Valdinete Lopes, de Jaraguá, em lágrimas. Ela está acompanhando a filha que ganhou bebê na unidade.

“Fiquei extremamente comovida. Pensei nos meus pacientes, o quanto esse momento trouxe alegria e alento para eles e para todos nós que cuidadores”, destacou a enfermeira Luzelena Vasques.

Complemento terapêutico
O projeto Sons que Curam, que é itinerante, utiliza a música como complemento terapêutico e é realizado uma vez ao mês nas três unidades geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH).

“A música traz benefícios terapêuticos, contribuindo para o bem-estar físico e emocional dos pacientes e também dos profissionais. Além de reduzir o estresse e a ansiedade, deixa o ambiente mais leve e alegre”, afirmou a psicóloga Barbara Mendes. 

Para os músicos, a ação foi gratificante. “O serviço voluntário nos identifica muito. Sentimos felizes e realizados em colaborar com ações de humanização e carinho. É uma recompensa poder dividir o dom que Deus nos deu”, declararam Gabrielly Santos e Jorge Humberto.

Na terça-feira (20/06), o projeto chega ao Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Lá, o evento será comandado pelo cantor Caio Costa que interpretará clássicos da MPB por todo o hospital.

Na quinta-feira (22/06), o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) recebe a apresentação do cantor gospel Marcos Leal.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo