SES participa de Mutirão da Prefeitura

Dermatologistas e cardiologistas da rede estadual realizaram atendimentos aos moradores da região Oeste da capital. Ação também contou com atividades de Educação em Saúde

Aproximando a gestão estadual e municipal dos moradores da região Oeste de Goiânia, o Mutirão da Prefeitura levou mais de 120 serviços para a Praça da Feira do Conjunto Vera Cruz 2, no sábado, 20, na capital. A ação reuniu o gestor da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Ismael Alexandrino, e a titular da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Fátima Mrué, que aproveitaram a oportunidade para conversar com a população da região e ouvir as demandas de milhares de pessoas que foram até o evento, que totalizou mais de 3,6 mil atendimentos de saúde.

Na área da saúde, foram realizadas vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação para alimentação saudável e eletrocardiograma. Nas consultas especializadas, além dos médicos oftalmologistas da rede municipal, dermatologistas e cardiologistas da SES também passaram o dia atendendo. Alexandrino percorreu todas as exposições e consultórios, com intuito de se aproximar dos pacientes que aguardavam atendimento.

Para o secretário, sair do gabinete e conhecer as necessidades do povo de perto é uma oportunidade para aprimorar a gestão e atender o que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão precisando. É por isso que ele já percorreu mais de 40 cidades goianas e já se reuniu com mais de 150 gestores municipais para ouvir as demandas e promover saúde de qualidade para a população. “É fundamental que o Estado apoie as ações desenvolvidas pelos municípios ”, avaliou.

Para a gestora municipal, Fátima Mrué, a parceria entre município e Estado é uma maneira de demonstrar para a população a união dos gestores para promover saúde de qualidade para todos os goianos e goianienses, que podem ter contato direto com as diversas especialidades, próximo de suas casas. “Essa é uma forma de colocarmos nossos trabalhos à disposição da população, para que percebam que estamos presentes e prontos para ouvir as demandas e buscar soluções”. A secretária lembrou ainda que a contribuição do Estado oferecendo os especialistas para o atendimento dentro do Mutirão colabora para a diminuição de filas e, consequentemente, mais agilidade para os problemas de saúde.

Prevenção ao câncer de pele

Uma das 63 pacientes atendidas no consultório dermatológico foi a dona de casa Fátima Martins de Assunção Machado, de 65 anos. Ela, que é moradora do Conjunto Vera Cruz há 26 anos, comemorou a realização do Mutirão no bairro. Preocupada com manchas brancas que surgiram na pele, Fátima Martins chegou cedo na estação saúde da ação buscando atendimento com o dermatologista. “Estou aproveitando essa oportunidade para me consultar e descobrir o que pode ser essas manchas que surgiram nos meus braços nos últimos tempos”, disse. A dona de casa lembra que contar com dermatologista próximo de onde mora é uma oportunidade ímpar e a parceria do Estado com a Prefeitura beneficia os moradores do bairro que é afastado do centro da capital.

O dermatologista Jules Rimet Borges trabalha no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) e atendeu os pacientes durante o Mutirão. Segundo o médico, trazer o consultório para perto da população permite acesso rápido e sem burocracias, gerando grande adesão aos usuários que precisam dessa especialidade. “Aqui avaliamos toda a pele do paciente, observando lesões ou até mesmo câncer de pele, muitas vezes deixado de lado pelas pessoas”, explicou. Além da avaliação, Jules lembra que são dadas orientações sobre cuidados com a pele e, em casos graves, os pacientes já são encaminhados para tratamento em uma unidade de saúde da rede estadual ou municipal. “Muitas lesões não são percebidas pelos pacientes e, em algumas suspeitas de câncer de pele, já providenciamos o encaminhamento para o tratamento, isso facilita a vida das pessoas”, disse o profissional.

Educação em saúde

Além dos atendimentos com especialistas, a SES também esteve presente levando vídeos educativos produzidos pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Telas foram afixadas em pontos estratégicos das estações para que as pessoas, durante o período de espera, pudessem assistir animações educativas sobre cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e os demais trabalhos desenvolvidos pela superintendência.

Confira mais fotos do Mutirão clicando aqui. 

Felipe Cordeiro (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo