Evento debate fortalecimento das práticas integrativas

SES segue orientação do Ministério da Saúde e atua com o objetivo de sensibilizar gestores e fortalecer a implementação das práticas integrativas em todos os níveis de atenção

Representantes da SES e demais instituições durante encontro na Escola de Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem como uma de suas metas o fortalecimento das práticas integrativas no território goiano, em todos os níveis de atenção. O assunto foi abordado no 2º Encontro Estadual de Práticas Integrativas – Cuidando de Si e do Outro, realizado nesta quinta-feira (15/06), em formato híbrido, com as apresentações presenciais realizadas no auditório da Escola de Saúde de Goiás.

O encontro reuniu representantes da pasta, da Universidade Federal de Goiás  (UFG), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde (CES-GO), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e de entidades afins. Representante do subsecretário Luciano de Moura Carvalho, na solenidade, a assessora técnica da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO), Érika Lopes Rocha Batista, assinalou que a proposta efetivada pela SES-GO segue orientação do Ministério da Saúde (MS). 

Érika assinalou que, recentemente, o MS publicou portaria que prevê o financiamento para as equipes da atenção primária nos municípios, o que favorece a expansão das práticas integrativas. A superintendente da Spais, Paula dos Santos Pereira, destacou que o incentivo assegurado pelo MS também torna possível o maior conhecimento sobre a importância e efetividade desses procedimentos terapêuticos. 

Levantamentos feitos pela Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Spais mostram que apenas 30 dos 246 municípios goianos são dotados de serviços com práticas integrativas e complementares para a população. Em função disso, a expansão desses procedimentos no Estado constitui um desafio. 

A coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Spais, Tânia Vaz, destacou que a SES-GO atua em parceria com o MS, UFG  e SMS com o propósito de sensibilizar gestores e implementar as práticas integrativas nos municípios. “Essas práticas têm o diferencial de uma escuta qualificada e acolhedora”, sublinha. Ela assinala que a SES-GO tem promovido a capacitação de profissionais com a realização de cursos, muito deles por meio da telemedicina. 

O 2º Encontro de Práticas Integrativas também teve em sua programação a realização de oficinas de auriculoterapia, constelação familiar, terapia de florais de Bach e terapia comunitária integrativa.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo