Hugo promove debate sobre bioética no ambiente hospitalar

Como os profissionais de saúde podem aliar conhecimento científico com valores humanos. Além disso, serão abordados temas polêmicos como a eutanásia e cuidados paliativos

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) realizou a palestra Conhecimento Científico e Valores humanos:compreendendo a bioética, nesta quarta-feira, 8 de março, no auditório do Hugo. O palestrante foi o fisioterapeuta Giulliano Gardenghi, que é o coordenador da equipe de Fisioterapia do Hugo e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O evento foi destinado a colaboradores do hospital e a profissionais de outras unidades de saúde.

A bioética poder ser entendida como o conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação das ciências da saúde. A bioética tem forte ligação com a filosofia, pois discute as questões éticas, e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. Na palestra, serão suscitados alguns casos clínicos e quais tratamentos são as mais adequados em respeito aos valores do paciente e seus familiares. Temas como cuidados paliativos e eutanásia também serão discutidos.

De acordo com o palestrante, os profissionais de saúde que buscam uma atualização constante de seus conhecimentos – por meio da leitura de obras da literatura científica, bem como artigos e participações em eventos e congressos – têm mais condições de prestar um atendimento mais humanizado. “O estudo aliado à prática impacta diretamente em uma assistência melhor ao paciente”, pontuou Giulliano Gardenghi.

Fonte: Hugo

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo