Dia Mundial do Doador de Sangue destaca a importância da doação voluntária

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, realizou nessa quarta-feira, 14 de junho, homenagens aos doadores voluntários que constantemente doam sangue e vida para outras pessoas

Voluntários que doam sangue constantemente na Rede Hemo foram homenageados no Dia Mundial do Doador de Sangue

O serviço de hemoterapia do Governo de Goiás homenageou voluntários na doação, no dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, em evento no Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo reconheceu a solidariedade de 40 doadores de sangue regulares que foram premiados com um troféu, em nome de milhares de doadores de sangue no estado de Goiás. 
Doadores de repetição são aqueles fidelizados, e foram homenageados juntamente com empresas e escolas, que também receberam certificados pela conscientização da importância da doação de sangue que salva vidas. “É uma data que lembra a importância dessa atitude. Às vezes, não temos a dimensão da grandeza desse gesto de doação. Quase todas as ações dentro dos hospitais para tratamento dependem de sangue, um material que não se produz artificialmente, dependemos uns dos outros”, destacou a superintendente estadual de políticas e atenção integral à saúde, Paula dos Santos Pereira, que representou no evento o secretário estadual de saúde, Sérgio Vencio.

Altruísmo
O dia 14 de junho surgiu como uma iniciativa para celebrar o altruísmo das pessoas que doam sangue e também para conscientizar a população sobre a importância dessa atitude, pois menos de 2% dos brasileiros têm esse hábito. A Rede Hemo se esforça para manter os estoques de sangue para o pronto atendimento dos 222 serviços atendidos pela Rede Hemo em todo o Estado. Por isso, a unidade de saúde proporciona atendimento humanizado, com ambiente acolhedor na estrutura física e, anualmente, lança o planejamento estratégico de incentivo à doação que acontece durante todo o ano com os programas: Doador do Futuro, Empresa Solidária, Hospital Parceiro, Aniversário Solidário e Programa Instituição Parceira.
Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, uma doação de sangue pode salvar mais de 4 vidas. O Hemocentro de Goiás retomou o serviço que há 15 anos estava suspenso que é o fornecimento de plasma excedente – parte líquida do sangue. “Esse plasma não é utilizado para transfusão sanguínea, mas na produção de medicamentos para tratamento de doenças hematológicas, por isso cada doador salva milhares de vidas por meio também desse plasma processado”, explica a diretora.
A doadora Bianca de 17 anos, foi uma das homenageadas que teve incentivo em casa para o ato voluntário. “Sempre acompanhei minha mãe que é doadora e queria doar também. Doar sangue pra mim é um prazer, por saber que um gesto simples, pode ajudar outras pessoas”, afirma.
Rede Hemo se difere da realidade nacional, obtendo mais de 96% de doadores voluntários. De acordo o Relatório Anual de 2022, os doadores de repetição contabilizam 18.811 pessoas com 49.312 bolsas de sangue coletadas. Os números parciais de 2023 são positivos e indicam um crescimento nos dados analisados de janeiro a abril, apresentando 6.746 doadores de repetição com 16.472 bolsas de sangue coletadas, atingindo uma média mensal de 4.118 bolsas sanguíneas.

O que é preciso para ser um doador?

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Governo de Goiás – Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) / Fotos: Iron Braz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo