Empossados novos membros da Cipa no Heapa

Equipe de dez servidores se juntaram aos outros dez colaboradores indicados pela diretoria e já estão prontos para atuar, na gestão 2023/2024 na unidade do Governo de Goiás

Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, para 2023/24

Foram empossados na segunda-feira (12/06), no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) para gestão 2023/2024. A comissão tem o objetivo de formar uma parceria entre os funcionários e a empresa para que, de forma dinâmica e funcional, possa haver um diálogo para a conscientização da prevenção de acidentes e promoção da saúde, seguindo a norma regulamentadora (NR) 5, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A votação, promovida entre os dias 8 e 12 de maio, foi aberta a todos os funcionários da unidade do Governo de Goiás e elegeram dez trabalhadores para compor a nova comissão. Eles se juntaram aos outros dez colaboradores indicados pela diretoria do Heapa e já estão prontos para atuar. De acordo com a presidente da Cipa, Carla Ramos, o trabalho da comissão é de “preservar a integridade física dos funcionários, por meio de ações que minimizem situações de riscos de acidentes e doenças no trabalho”, detalhou.

Treinamento
Após a divulgação do resultado da eleição, os novos componentes da Cipa passaram por treinamento, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no auditório do hospital. As palestras abordaram noções sobre as normas da Cipa, legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho, inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrente de suas condições, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Também foram abordados os princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção de risco, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho, riscos ambientais e mapa de risco a partir do estudo do ambiente do trabalho e prevenção e combate de incêndio e primeiros socorros.

As palestras ainda contaram com demonstrações práticas, no auditório do Heapa. “Espero poder contribuir à altura com meus colegas estando nesta comissão. Me sinto extremamente preparada e animada para ser uma cipeira atuante”, comemorou a recepcionista Makilene Teixeira.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo