Hospital Estadual de São L. de M. Belos alerta sobre higiene oral dos pacientes

Direcionada à equipe de enfermagem da unidade do Governo de Goiás, capacitação alerta sobre trabalho que traz benefícios aos pacientes hospitalizados na UTI

Equipe de enfermagem da UTI que participou do treinamento sobre higiene bucal no HESLMB

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HESLMB) participaram de um treinamento sobre os benefícios da higiene oral para pacientes hospitalizados. A capacitação foi organizada pela gerente de enfermagem, Dayara Guedes, e pelo coordenador da UTI, Marcionilio Candido.

O objetivo foi proporcionar uma melhor assistência aos pacientes da UTI. “Por eles estarem em situação crítica, uma deficiência na higiene oral pode provocar, além da cárie, doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite, enfermidades que podem ter repercussões sistêmicas e causar problemas ainda mais graves, como miocardite e pneumonia nosocomial”, explicou Dayara Guedes. 

Segundo ela, estudos mostram que a higiene bucal adequada evita até 56% das infecções respiratórias. “Com o treinamento, nossa equipe está capacitada para realização de higiene bucal”, garante. 

De acordo com o coordenador da UTI, Marcionílio Candido, além de alertar aos profissionais quanto à maneira correta de higienizar os pacientes hospitalizados, o treinamento também surgiu como o primeiro passo para a implantação do protocolo de higiene bucal do HSLMB. 

“A higiene oral do paciente sempre foi realizada aqui, no HSLMB, mas cada profissional fazia de uma forma. O que a gente quer com a implantação do protocolo é estabelecer um padrão, fazer com que todos trabalhem de maneira uniforme” afirmou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Gênnesis 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo