Governo de Goiás forma mais de 20 mil profissionais na Escola de Saúde Pública

Responsável por coordenar 345 residentes médicos e 141 residentes multiprofissionais, nos últimos 11 anos, unidade da SES-GO comemora seu 42º aniversário, com ciclo de palestras

Capacitações da Escola de Saúde Pública envolvem profissionais médicos e multiprofissionais

A Escola Estadual de Saúde Pública do Estado comemora seu 42º aniversário, nesta quarta-feira (13/06), como referência na qualificação dos profissionais de saúde. Nos últimos 11 anos, a unidade  formou mais de 20,5 mil alunos, entre profissionais da saúde e da comunidade em geral de diferentes áreas, evidenciando o investimento expressivo do Governo de Goiás na formação especializada e de alto nível.

“Quando lembramos de saúde, pensamos de imediato em atendimento hospitalar, mas a qualificação dos profissionais é uma prioridade no planejamento estratégico da SES-GO (Secretaria de Estado da Saúde de Goiás). Hoje, por meio da Escola de Saúde, podemos dizer que somos exportadores de conhecimento e produtores de pesquisas importante", ressalta o secretário Sérgio Vencio. "A escola tem papel fundamental nas políticas públicas em saúde, validando as ações", acrescenta. 

A Escola soma 15 cursos em andamento. Além das capacitações, tem atuação relevante ao coordenar 345 residentes médicos e 141 residentes multiprofissionais. E ainda coordena e monitora todas as pesquisas realizadas nas unidades nas unidades de saúde da SES-GO. No primeiro quadrimestre deste ano, 77 projetos de pesquisa realizados no âmbito SES-GO foram finalizados. 

A unidade registra, ainda, entre 2011 e 2023, 321 ações educacionais – 277 presenciais, 32 em educação a distância (EaD) e 12 semipresenciais. E publica, de forma continuada, a Revista Científica da Escola Estadual de Saúde de Goiás Cândido Santiago (Resap), periódico de acesso livre, na versão eletrônica. Desde 2019, foram publicados 129 artigos, além das edições especiais.

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado, Rafaela Veronezi, a unidade visa promover a gestão da educação na saúde do Estado. "A atuação da escola constitui-se como instrumento para formula-ção e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos traba-lhadores da saúde", disse. "Nosso trabalho impacta o usuário do SUS de forma bastante evidente, na medida em que qualificamos e capacitamos os trabalhadores da área da saúde”, destaca. 

Thiago Lagares (texto) e Maria José Silva (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo