Policlínica Estadual de São L. de M. Belos capacita sobre Práticas Integrativas e Complementares

Tratamentos utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão

Profissionais do HESLMB no treinamento sobre Práticas Integrativas e Complementares

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos realizou um treinamento teórico e prático sobre Práticas Integrativas e Complementares (Pics), ministrado pelas conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO) Cristina Galdino de Alencar, Pricilla Xavier de Alencar e Luciele Pereira da Silva.

De acordo com as palestrantes, as Pics são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Ainda segundo elas, em alguns casos, as práticas integrativas também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares à população.

“Entre os benefícios das práticas integrativas estão o relaxamento e bem-estar, alívio da dor e da ansiedade, diminuição de sinais e sintomas de doenças, estimulação do contato profissional-paciente, redução do uso de medicamentos, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade de vida e diminuição de reações adversas”, evidenciou a gerente de enfermagem da Policlínica de SLMB, Arciani Martins.

A enfermeira Kárita Monielly, integrante da CEE, revela que as PICS contribuem com a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano, especialmente do autocuidado. “O indivíduo é visto como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social”, afirmou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto Gênnesis

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo