Cresm promove reinserção social de pacientes com curso de marcenaria

Oficina do Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy oferece aulas de marcenaria básica para internos do núcleo masculino e feminino

Curso envolve lições que vão do conhecimento sobre maquinário à produção e finalização das peças.

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm) oferta a seus pacientes em regime de internação, cursos e capacitações na área de marcenaria, em sua oficina completa para produção e manipulação de peças em madeira.

Sob coordenação da gerência multidisciplinar do Cresm, o curso de marcenaria básica é ofertado para os internos do núcleo masculino e feminino. As aulas se dividem em módulos práticos e teóricos, fornecendo orientações para a produção de peças artesanais de jardinagem, utensílios domésticos e decorativos.

O curso é ministrado por Delúbio Ribeiro Mendes, com duração de 40 horas, com lições que vão do conhecimento sobre maquinário à produção e finalização das peças. A turma atual, com nove alunos, aborda ainda a logística básica, preparo, cuidados com o fluxo de produção e orientações sobre comercialização do produto.

A atividade promove diversos benefícios terapêuticos, visto que conexões entre os neurônios são criadas quando o cérebro é estimulado pelo aprendizado de novas atividades. As aulas também auxiliam na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais. 

Outro aspecto de extrema importância é a ressocialização do paciente. O uso de entorpecentes impacta todos os aspectos da  vida dos usuários, e a pessoas é bastante prejudicada, sobretudo em seus relacionamentos profissionais, promovendo, ainda, oportunidades de ocupação e uma fonte de renda.

Outro benefício do curso é o uso de materiais recicláveis. Peças que seriam descartadas são reaproveitadas e se transformam em novos objetos, o que reforça nos pacientes a importância de se reinventar e buscar sempre uma nova e melhor versão de si próprio. 

Crispiano Filho (texto e foto)/Abevida

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo