Todos os municípios goianos terão uma Estação Conecta SUS

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, anunciou, no encerramento do VI Encontro de Saúde de Goiás, a entrega de um kit da Estação Conecta SUS para cada um dos 246 municípios goianos. O valor total investido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para aquisição dos equipamentos foi de R$ 3.184.821,43.

A Estação Conecta SUS é um equipamento composto por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e duas TV´s de 47”, com suporte para montagem do equipamento. A Estação permite a realização de reuniões via webconferência. A facilidade na comunicação evita o deslocamento de técnicos, agilizando o contato e gerando economia de tempo e de recursos.

A gerente Especial de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luiselena Luna Esmeraldo, informa que 14 municípios já foram contemplados com uma Estação Conecta SUS. Neste mês, outros 34 receberão o kit da secretaria. “Nós agendamos a entrega da Estação Conecta SUS com o município e, neste dia, a TI faz um treinamento com o técnico que será responsável pela instalação do equipamento na cidade. Ensinamos cada passo da montagem e como usar a Estação, além de disponibilizar um manual”, detalha Luiselena.

Segundo a gerente, a SES enfatiza aos gestores que a Estação Conecta SUS deve ficar acessível para a utilização dos técnicos sempre que julgarem necessário. Luiselena reforça, ainda, que a Estação não tem nenhum custo para a prefeitura. “Eles só precisam de uma boa conexão de internet”.

Proximidade com os municípios

O gerente das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias (Gernace), Armando Zafalão Júnior, destaca que as Regionais tem utilizado bastante a Estação Conecta SUS para contato com as prefeituras que já possuem o kit.

“A Estação Conecta SUS facilitou e melhorou a comunicação da Regional com o município. Acredito que, a partir do momento que mais prefeituras tiverem a Estação, vamos estimular este contato entre os próprios municípios, e também queremos criar uma cultura para que eles mesmos possam acionar com mais frequência as Regionais de Saúde e o nível central da SES”, afirma Armando Zafalão, informando que as Regionais vão intensificar o trabalho com os municípios para mostrar todo o potencial que a Estação Conecta SUS proporciona, no sentido da agilidade de intervenção quando perceberem algum problema e, mais ainda, nas ações para melhoria dos indicadores de saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo