Fortalecimento da saúde bucal é destaque em Seminário Estadual

Cerca de 300 profissionais de odontologia e convidados, participaram do evento realizado com objetivo de discutir a garantia da saúde bucal à população no Sistema Único de Saúde.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Paula dos Santos, fala em seminário sobre fortalecimento e ampliação da rede de saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), realizou nessa terça-feira (06/06), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o “2º Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Goiás”. Promovido em parceria com a Comissão Parlamentar de Odontologia da Alego, Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação Interestadual de Odontologistas (FIO) e o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), o encontro reuniu trabalhadores em odontologia de todo o Estado.

Entre os assuntos debatidos estavam o recente Projeto de Lei nº 8131/2017, sancionado pelo governo federal, que incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal, com o Programa Brasil Sorridente, de forma definitiva no Sistema Único de Saúde (SUS). Também se discutiu o panorama atual da saúde, com reflexão sobre o que pode ser ampliado e qualificado, no atendimento à população.

A superintendente da Spais, Paula dos Santos Pereira, que representou o secretário estadual de saúde Sérgio Vencio, ressaltou a importância do processo de retomada e fortalecimento da saúde bucal, pós pandemia, com fortalecimento da saúde bucal na Atenção Primária e Especializada.

“Essa visão de reforço e a importância da saúde bucal, tem que ser vista sempre de forma integral e com interlocuções entre todos os saberes”, enfatizou a superintendente. De acordo com Paula, a saúde estadual está viabilizando a implantação dos Centros Estaduais de Odontologia, em toda a rede de Policlínicas Estaduais, instaladas nas macrorregiões de saúde do Estado.
 
Parlamentar 
Durante o 2º Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Goiás, foi instaurada a frente parlamentar, em defesa da saúde bucal, com atuação dos parlamentares na continuação do fortalecimento à rede de assistência à saúde bucal no Estado. Atualmente, essa rede conta com a unidade referência: Centro de Odontologia do Estado Sebastião Alves Ribeiro (Coeg) e nas unidades: Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), com a assistência a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE adulto); Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), com o atendimento ao PNE infantil. E, ainda, o Hospital Estadual da Criança e Adolescente (Hecad), com atendimentos a paciente fissurado e odontológico gerais pelo SUS, neste caso, feito também no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), para pacientes regulados.
 
Texto: Yara Galvão / Comunicação Setorial
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo