SES realiza 2° Encontro Estadual de Saúde Bucal

Evento apresenta panorama da saúde bucal no âmbito do SUS e interfaces entre gestão, assistência, ensino e pesquisa, para o fortalecimento dos vínculos entre profissionais e gestores

Profissionais no último Encontro de Coordenadores da Saúde Bucal, realizado no auditório da Alego

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), realiza o 2º Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Goiás, no dia 6 de junho, em Goiânia. Cerca de 300 profissionais devem participar do encontro, que também tem como convidadas a coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Cruz, e a Secretária Adjunta da SES-GO, Anamaria de Sousa Arruda.

Realizado em parceria com a Comissão Parlamentar de Odontologia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação Interestadual de Odontologistas (FIO) e o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), o evento traz para discussão o panorama atual da saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com reflexão para o que pode ser ampliado e qualificado, de forma a atender toda a população que depende da assistência pública em saúde.

Em Goiás, a unidade referência é o Centro de Odontologia do Estado Sebastião Alves Ribeiro (Coeg), que atende a uma média mensal de 1,3 mil pacientes e realiza 1,7 mil procedimentos dentários. Entre os serviços mais procurados estão os de especialidades de cirurgia bucomaxilofacial e diagnóstico, com ênfase no câncer bucal, periodontia, endodontia, ortodontia corretiva e preventiva, reabilitação oral, radiologia e pessoa com deficiência (PCD).
 
Outras unidades de saúde da rede do Governo de Goiás realizam o atendimento. É o caso do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), com a assistência a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE adulto), e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), com o atendimento ao PNE infantil. E, ainda, o Hospital Estadual da Criança e Adolescente (Hecad), com atendimentos a paciente fissurado e odontológico gerais pelo SUS, neste caso, feito também no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta, para pacientes regulados.
 
A coordenadora de Saúde Bucal da SES-GO, Maria de Fátima, avalia a realização do evento como um momento oportuno, pois, recentemente, o governo federal sancionou o Projeto de Lei nº 8131/2017, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal com o Programa Brasil Sorridente de forma definitiva no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida do Ministério da Saúde para o fortalecimento do programa é a ampliação do atendimento, com o credenciamento de 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento.
 
“A lei aprovada em maio é uma garantia do atendimento à saúde bucal em todas as esferas da rede de assistência. No encontro, nós teremos reunidos de gestores a acadêmicos de odontologia, e o encontro reforça esse compromisso profissional de atender todo paciente”, avalia a coordenadora.
 
O 2º Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Goiás será realizado na terça-feira, das 8h às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), no Setor Park Lozandes, em Goiânia.

Yara Galvão/Comunicação Setorial

Foto: Arquivo SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo