Heapa conscientiza colaboradores sobre higienização das mãos

Ação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos mobiliza todas as áreas da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia com dinâmicas e brindes, visando aumentar adesão dos profissionais

Isabela Barcelos e Tânia Cristina entram na brincadeira e simulam higienização das mãos, no Heapa

A higiene das mãos é a medida comprovadamente mais eficaz para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato pode reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças. Por isso, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) desenvolveu, na terça e quarta-feira (30 e 31/05), algumas ações no intuito de conscientizar os colaboradores sobre a higienização correta das mãos.

Realizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade do Governo de Goiás, a ação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde no dia 5 de maio, contou com atividades lúdicas e educativas.

Um painel alertando que o cuidado seguro está nas mãos foi colocado, estrategicamente, no corredor do hospital, para que todos  pudessem interagir. Também foi instalada uma televisão com apresentação de vídeos curtos sobre a importância da higienização das mãos.

Equipes do SCIH e NSP fizeram blitz educativa em cada setor do Heapa mobilizando os profissionais e repassando os passos de uma lavagem correta das mãos. Houve entrega de mimos e sorteio de brindes.

“Nossa intenção é sensibilizar os colaboradores do hospital para fortalecer o protocolo de higienização das mãos, garantindo a sua saúde e segurança ocupacional e a segurança dos pacientes”, afirmou a coordenadora do SCIH, Andreia Andrade. “Alertamos para que todos possam aderir a prática de higienização das mãos, pois esse simples ato pode salvar vidas, evitando a transmissão de doenças”,  pontuou a coordenadora do NSP, Renatha Rodrigues.

Mesmo sendo um assunto debatido constantemente, os colaboradores gostaram do diferencial utilizado na abordagem. “Importante esse reforço da higienização adequada das mãos. A utilização do lúdico é fundamental para conhecer, aprender, relembrar e se comprometer com o controle das infecções hospitalares”, destacou a enfermeira Tânia Cristina. “Achei muito bom. Sempre é válido adquirir e complementar nossos conhecimentos para garantir a qualidade na assistência”, afirmou a técnica de enfermagem Júlia Silva.

Essencial para reduzir a transmissão de micro-organismos causadores de infecções, a higiene das mãos pode ser realizada com preparação alcoólica 70% ou com água e sabão.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo