Comunidades terapêuticas visitam o Credeq

Quinze Comunidades Terapêuticas, acompanhadas pela diretora geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), Ivânia Fernandes, conheceram o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy). Acertou-se durante a visita que o GEED está à disposição para realizar a mediação entre as entidades e o Credeq – Prof. Jamil Issy.

O grupo foi recepcionado pela diretoria do Centro (Salete Reis, superintendente executiva; Cleison Rodrigues, diretor geral; Tiago Oliveira, diretor técnico), assim como Associação Comunidade Luz da Vida, responsável pela gestão do CREDEQ – Prof. Jamil Issy e três comunidades terapêuticas (masculinas – Luz que Liberta e Casa Pobre de Deus; feminina – Casa Mãe de Deus). Ao término da visita, o grupo almoçou no refeitório da instituição.

Cleison Rodrigues afirmou aos presentes que o Credeq – Prof. Jamil Issy está “pronto para ser parceiro das comunidades terapêuticas, que na parte hospitalar, ou ambulatorial”. Em sua ótica, os casos severos da dependência química em Goiás têm oportunidade de serem tratados pelo que há de melhor na atualidade e, ainda, contarem com a intermediação de entidades sérias e comprometidas com o bem estar do próximo, como as comunidades terapêuticas.

As CT’s são instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público. Oferecem, atualmente e gratuitamente acolhimento para as pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas. Elas surgiram no Brasil na década de 1970, como o propósito ofertar tratamento psiquiátrico alternativo. Com a política de redução dos leitos psiquiátricos, o número dessas instituições cresceu intensamente a partir da década passada.

No decorrer da visita ao espaço terapêutico, os dirigentes das CT’s receberam esclarecimentos do psiquiatra Tiago Oliveira sobre o acolhimento e tratamento dispensados aos pacientes e aos seus familiares. Revelou-se a estratégia arquitetônica empregada na obra física do prédio. Os visitantes conheceram de perto ala hospitalar e as atividades lúdicas e físicas desenvolvidas com os pacientes, entre as quais artesanato, musculação, pingue-pongue, jogos de tabuleiro, musicoterapia, produção de hortas, rotinas de cuidados com os animais.

Para Fernanda de Oliveira, da Comunidade Terapêutica Gênenis, Rio Verde, tanto o protocolo terapêutico, como metodologia dos profissionais clínicos e terapeutas, do Credeq – Prof. Jamil Issy superaram as suas expectativas. Ela fez questão de anotar diversos pontos, os quais intenciona estudar e implantar na unidade onde atua. Sherydan Luiza, da CT Missão Resgate da Paz, considerou o complexo da obra surpreendente. “Não tem como não ter resultados positivos tamanho é o trabalho desenvolvido, assim como a estrutura física oferecida pelo Estado”.

Ivânia Fernandes aproveitou o instante para reafirmar a disposição do GEED em fortalecer ainda mais as CT’s junto ao Palácio Pedro Ludovico, trabalhando em sinergia. Instou aos responsáveis pelas entidades a se valerem dos serviços do Credeq – Prof. Jamil Issy, tendo-a como pronta mediadora das ações.

 

Entidades visitantes

Associação Missionária Evangélica Vida – Missão Vida

Associação Rubiatabense de Dependentes Químicos (Rubiataba)

Associação Servos de Deus

Centro de Recuperação Vida Nova

Comunidade Terapêutica Despertai

Comunidade Terapêutica Gênesis (Rio Verde)

Conselho Diocesano da RCC de Anápolis (Anápolis)

Desafio Jovem Ebenezar

Desafio Jovem Shalon

Esquadrão Resgate

Gideões

Goiás sem Droga

Lapidando Tesouros

Missão Resgate da Paz

RCC de Anápolis – Chácara Jesus Cura (Anápolis)

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo