Crer realiza 2º Workshop de Reabilitação para profissionais de saúde 

Voltado para profissionais que atuam na rede pública e rede privada, evento tem como objetivo apresentar o serviço da unidade do Governo de Goiás e divulgar o fluxo interno de regulação

Capacitação tem como obejtivo reforçar o fluxo interno de regulação das unidades de saúde no Estado

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, no dia 15 de maio, o 2º Workshop de Reabilitação, voltado para profissionais que atuam tanto na rede pública como na rede privada. O encontro teve como objetivo informar sobre o escopo do serviço de reabilitação do Crer e reforçar sobre o fluxo interno de regulação. 

Para o diretor técnico do Crer, Ciro Bruno Silveira Costa, o encontro é de fundamental importância para a difusão do conhecimento sobre a reabilitação intensiva, visto que o serviço é ofertado exclusivamente pela unidade do Governo de Goiás.

“Hoje, o Crer é o único hospital CER (Centro Especializado em Reabilitação) IV de Goiás com leitos destinados à reabilitação intensiva. Em casos assim, o tratamento correto tem potencial de limitar as sequelas de inúmeras condições graves de saúde. Então, para nós, do Crer, manter esse diálogo com outras instituições é assegurar que poderemos juntos melhorar nossos processos e garantir o acesso de quem precisa ser atendido em nossa unidade”, pontuou. 

Durante o encontro, a coordenadora médica de fisiatria do Crer, Ester Bueno Cunha Faria, destacou que o Crer é reconhecido pelo Ministério da Saúde como CER IV por sua atuação na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

“Hoje nós compomos uma rede de cuidados à pessoa com deficiência, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), e o nosso trabalho tem que ter como foco o paciente. É preciso ampliar o acesso desse paciente aos serviços de saúde, além de qualificar e diversificar as estratégias para a atenção às pessoas com deficiência.” 

Segundo a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Wanessa Silveira Barcelos, o evento foi pensado com o intuito de trazer esclarecimentos para os profissionais de saúde de outras unidades de saúde, além de repassar os principais pontos do fluxo de regulação e o acesso aos diversos atendimentos em reabilitação oferecidos pelo Crer.

“Foi um momento ímpar, que possibilitou a interação com os parceiros das unidades da rede pública e privada e a expectativa em aprimorar, qualificar e tornar eficiente o encaminhamento dos pacientes com perfil adequado para reabilitação.” 

Oportunidade
Para a coordenadora do NIR do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Bárbara Massi Mendes, que participou do workshop pela primeira vez, o encontro foi muito interessante e uma oportunidade para trocar experiências com outros profissionais. 

“Eu acredito que, por meio dessa capacitação, nós conseguiremos triar melhor nossos pacientes, para identificar quem tem potencial para reabilitação, atendendo os pré-requisitos apresentados pela dra. Ester e encaminhá-los para o Crer”, afirmou. 

Cristhiane Ornelas Vitorino, coordenadora do NIR do Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT), reforçou a importância do evento para esclarecer dúvidas sobre o serviço do Crer.  “Eu percebo que entre as equipes há muitas dúvidas sobre o que o hospital realmente atende, quais são os pacientes que nós podemos indicar e solicitar atendimento aqui. Eu acredito que na próxima edição é importante envolver também as equipes médicas das outras instituições, para que eles possam conhecer melhor o serviço realizado pelo Crer”, pontuou.
 
Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo