Heapa sensibiliza colaboradores sobre a campanha Maio Amarelo

Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), do Governo de Goiás, notifica uma média de 210 vítimas de acidentes de trânsito por mês

Diretor da Educação de Trânsito da SMTA, Clevis Rodrigues conversa com colaboradores do Heapa

O Brasil registrou 31.468 mortes no trânsito, dos quais 12.011 são de motociclistas, os que mais perderam a vida, seguidos pelos ocupantes de automóveis, com 6.987 mortes; e pedestres, com 5.120 mortes, em 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. No Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), em média, mensalmente, são notificados 210 casos de vítimas de acidentes de trânsito.

No intuito de sensibilizar os seus colaboradores, o Heapa, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho (Semst) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), promoveu uma palestra educativa, na segunda-feira (15/05), sobre a campanha Maio Amarelo.

Os profissionais da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), Clevis Rodrigues – diretor da Educação de Trânsito, Selma Alves – educadora e Elias Rosa dos Santos – agente de trânsito, foram os responsáveis por alertarem os colaboradores sobre a importância da campanha, que este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.

O agente Elias Rosa abordou sobre o Maio Amarelo, apresentou alguns dados sobre acidentes de trânsito que chamam atenção, como: os acidentes com motos representam 54% dos acidentes de trânsito do Brasil; a maior parte das vítimas fatais é do sexo masculino (75%); e acometem principalmente os jovens em idade produtiva, entre 20 a 39 anos.

Regras de trânsito
Elias apresentou slide  com as regras de trânsito: utilização de equipamentos de proteção individual pelos motociclistas; respeito à velocidade; uso do cinto de segurança; não misturar álcool com direção; não utilizar celular enquanto dirige.

“Obedecer as regras de trânsito previne e reduz o número de acidentes”, pontuou o agente de trânsito. A educadora de trânsito Selma Alves alertou também os pedestres para sinalizarem antes de atravessar a faixa de segurança.

“A intenção do nosso trabalho, aqui hoje, é plantar uma sementinha para que todos se tornem multiplicadores sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. Disseminar informação pode salvar a vida de alguém”, afirmou o diretor de Educação de Trânsito, Clevis Rodrigues.

“Essa parceria do Heapa com a SMTA é de muita importância, pois grande parte de nossos pacientes são vítimas de acidente de trânsito. É importante enfatizar a conscientização das pessoas em relação a um trânsito seguro e na redução dos acidentes e mortes no trânsito”, destacou a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, enfermeira Evellin Rodrigues.

Os colaboradores gostaram da iniciativa. “Foi ótimo. Sempre é bom revisar e conhecer um pouco mais das regras para um trânsito seguro”, disse o técnico de enfermagem Paulo César Magalhães. “Achei esclarecedor. Muito importante a adesão de todos a essa campanha”, pontuou a colaboradora Makilene Teixeira.

Ao final da palestra foram distribuídos panfletos, cartilhas e revistas alusivas à educação no trânsito, além de bombons.

Movimento Internacional
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua décima edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo