Crer celebra Dia das Mães com uma série de atividades na instituição 

Ações envolvem varal do amor, piquenique, momento de oração e vídeos com mães que fazem parte da história da unidade do Governo de Goiás

Piqueninque é uma das atividades promovidas em homenagem ao Dia das Mães no Crer

Para homenagear as Mães do Crer, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realiza, entre os dias 8 e 13 de maio, uma série de atividades na unidade do Governo de Goiás. Na programação, organizada pela equipe multiprofissional e pelo setor de Recursos Humanos, as mães participaram de piqueniques, receberam cartões confeccionados pelos filhos, trocaram mensagens de reconhecimento, se reuniram em momentos de oração e gravaram vídeos para as redes sociais, contando suas histórias com seus filhos no Crer. 
 
Na segunda-feira (08/05), Daisy Arruda, mãe do paciente Danilo Arruda, 10 anos, abriu uma sequência de seis vídeos, que trouxeram histórias de mães e filhos que tiveram suas vidas transformadas pelos profissionais do Crer. “O Danilo teve paralisia cerebral e logo após o seu nascimento nós fomos acolhidos aqui no Crer, e graças às terapias e ao profissionalismo que encontramos aqui, eu vi meu filho se desenvolver e só tenho a agradecer por tudo”, disse. Ao longo da semana, outras cinco mães compartilharam suas histórias que podem ser assistidas no Instagram @agirsaude. 
 
Quarta-feira, 10 de maio, foi dia de piquenique. No gramado da Cavalaria, a equipe multiprofissional preparou um café da manhã caprichado para um grupo de mães com seus filhos. “Nós aproveitamos o Dia das Mães para promover um piquenique com o tema “Vivências sensório-motoras na alimentação”, com os nossos pacientes do grupo de estimulação precoce, com o objetivo de ter uma vivência de prática alimentar.

Também foi uma oportunidade de realizarmos orientações quanto a forma correta de ofertar água e alimentos”, destacou o gerente de Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro. 
 
Durante toda a semana, na recepção Ipê Amarelo, as mães também puderam ler cartões confeccionados pelos pacientes que ficaram dispostos no varal do amor. “Durante as sessões de arteterapia as crianças capricharam na criatividade e fizeram vários cartões para as mamães do Crer”, conta a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thaís Nasser. 
 
Thais destaca ainda que durante todo o ano, o Crer desenvolve ações e atividades para empoderar as mães dos pacientes do Crer. “Nós temos rodas de conversa dos pais com a equipe multidisciplinar, oferecemos atendimento psicológico, identificamos famílias em situação de vulnerabilidade e buscamos junto à assistência social atendê-las da melhor forma, porque acompanhamos diariamente os esforços de cada uma dessas mães para estarem no Crer, acompanhando seus filhos e buscando o melhor atendimento para eles.” 
 
Jordânia Caetano é mãe do Henrique Eduardo Caetano, 2 anos, e conta que chegou ao Crer há pouco, mas que encontrou aqui todo acolhimento que precisava. “Antes de chegar aqui eu estava me sentindo muito perdida porque eu não conhecia nenhuma outra pessoa que tivesse um filho com alguma deficiência. Aqui eu me sinto acolhida por todos, desde os profissionais até pelas outras mães, porque são pessoas que vivem uma realidade parecida com a minha e com que eu consigo ter essa troca sem julgamentos, uma acalmando a outra.” 
 
Para as mães colaboradoras a equipe multidisciplinar preparou um momento de oração e música do hall do auditório do Crer. Um momento de confraternização e reconhecimento pelo papel de tantas mães que dividem sua rotina pessoal com o dia a dia de trabalho no Crer. O setor de Recursos Humanos também reforçou as homenagens às mamães do Crer com mensagens de carinho entre os dias 12 e 15 de maio.

Thalita Braga (texto e foto) 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo