Abril Verde: Crer promove semana de atividades sobre segurança do trabalho 

Programação contou com palestra sobre biossegurança e saúde ocupacional, teatro e blitz nos setores

A campanha Abril Verde busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

A campanha Abril Verde busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com objetivo de promover o debate do assunto entre os colaboradores, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou uma série de ações entre os dias 25 e 27 de abril.

No primeiro dia de atividades os colaboradores se reuniram no auditório do Crer e participaram de uma palestra sobre saúde ocupacional e biossegurança, com o médico do trabalho Danilo Bufáiçal. O profissional reforçou sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), normas e diretrizes da Norma Regulamentadora 32 (NR32) e também destacou sobre o programa Dialoga Mais. “Quando se fala em saúde do trabalhador é preciso estar atento a todos esse pontos, e a Associação de Gestação, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, unidade gestora do Crer, criou um programa voltado para atenção à saúde mental do trabalhador que é fundamental para o profissional de saúde que vive muitas vezes sobre forte pressão”, destaca.

Durante o evento, o supervisor dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Crer, Agostinho Marques de Jesus Neto, também reforçou sobre o funcionamento do setor e trouxe o grupo de teatro NB Consultoria para apresentar a peça “O Preço da Negligência”. “A proposta da apresentação é falar do risco de atos inseguros e de biossegurança, de uma forma descontraída, para que os colaboradores tenham essa aproximação do assunto”, pontua.

Leidiane Vital, enfermeira da internação cirúrgica,  participou do evento e afirmou que achou o assunto muito assertivo. "Nós que trabalhamos na área de saúde, acabamos cuidando da saúde do outro, mas realmente precisamos nos atentar mais para a nossa saúde. Porque a saúde do outro depende de nós".

A profissional disse que a peça foi um diferencial na programação. “Foi muito boa, trouxe uma ludicidade que nos leva a pensar no quanto precisamos estar atentos para deixar a morte bem longe de nós.” 

Blitz da Segurança 
Nos dias 26 e 27 de abril, a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – Cipa, Karla Lorena Mendonça Campos, e demais membros da comissão, realizaram a blitz da segurança do trabalho, alertando os colaboradores sobre a importância de estar atento à prevenção de acidentes de trabalho. “Esse reforço contínuo é muito importante, até mesmo para esclarecer dúvidas dos colaboradores, por isso, os membros da Cipa se organizaram para percorrer os setores e promover esse bate-papo sobre segurança do trabalho”, destacou Karla.

A terapeuta ocupacional Lorena Peixoto dos Santos Pereira participou da blitz e disse que aprovou a iniciativa. “Eu achei muito importante essa ação nos postos de trabalho porque muitas vezes a gente tem dúvidas e não sabe nem quem procurar, com a blitz eu já pude obter informações que não sabia e também esclarecer pontos os quais eu tinha dúvidas, foi ótimo”, disse a profissional.
 
Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo