HDT promove ações de conscientização pelo Dia Mundial de Luta contra a Malária

Atividades envolvem palestra de infectologista com profissionais e bate-papo sobre a doença com pacientes da unidade de saúde do Governo de Goiás

Diretor técnico interino do HDT, infectologista Luiz Felipe tira dúvidas de pacientes sobre malária

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) realizou, na terça-feira (25/04), pelo Dia Mundial de Luta contra a Malária, ações de conscientização aos colaboradores e pacientes da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia.

O evento, iniciado às 9h, contou com dois momentos: o médico infectologista e diretor técnico interino, Luiz Felipe Silveira Sales, apresentou uma palestra sobre o tema aos profissionais do hospital.

Logo após, dr. Luiz Felipe realizou um bate-papo com os pacientes presentes no ambulatório, disseminando as principais informações sobre a doença, seus sintomas e formas de transmissão. A ação está ligada ao Projeto Acolher, que promove ações de conscientização e promoção à saúde no ambulatório da unidade.

O médico alertou sobre como os sintomas iniciais podem ser parecidos com os sintomas de outras doenças, o que pode dificultar o diagnóstico. “Normalmente, os pacientes relatam sintomas como febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, náuseas, vômitos, o que pode se assemelhar a sintomatologia de outras doenças", enumerou. "Então, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos e, em caso de suspeita, priorizem a realização dos exames para confirmação do diagnóstico”, comentou.

O diretor executivo do HDT, Antônio Jorge, fez questão de mencionar a importância do hospital no combate à doença. “Neste momento em que a pauta está em voga, é importante mencionar que o HDT é, no Estado de Goiás, a maior referência para o tratamento da malária. Nossa equipe está a postos na luta contra essa doença, que se não for tratada adequadamente, pode se tornar grave”, garantiu.

Suyanne Morais (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo