Crer realiza workshop de estatística básica voltado para pesquisadores da unidade

 

Durante capacitação, especialista destaca como a estatística é empregada em pesquisas científicas e da importância da coleta e tratamento de dados para obtenção de resultados consistentes

Colaboradores do Crer participam da capacitação conduzida pelo estatístico Lucas Cândido Gonçalves

Na quarta-feira (19/04), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou um workshop sobre estatística básica para seus colaboradores. A capacitação foi conduzida pelo estatístico da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), Lucas Cândido Gonçalves, que destacou como a estatística é empregada em pesquisas científicas e da importância da coleta e tratamento de dados para obtenção de resultados consistentes. 

“A estatística está presente em nossas vidas, com isso, todas as decisões pessoais e sociais são influenciadas por análises estatísticas. Na vida pessoal e social, está na escolha de um candidato político, por exemplo. Já na vida acadêmica, com estatísticas descritivas e inferenciais das pesquisas, e também na vida profissional, com análises de indicadores frente a planos de ações desenvolvidos”, afirmou. Para Lucas, o principal objetivo do workshop, a elevação da visão crítica e analítica diante de dados e resultados, foi alcançado.

Cristiane Soto Machado, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, destacou que a estatística está nos mais diversos aspectos dos processos hospitalares e que estudar o assunto é de suma importância tanto para a pesquisas quanto para processos gerenciais de toda a instituição. “O Crer, como hospital-escola, tem em sua missão o incentivo à pesquisa científica. Nesse sentido, esse workshop foi pensado para auxiliar pesquisadores e também para apoiar a todos que, de alguma forma, tem a estatística envolvida em seus processos de trabalho”, afirma. 

Letícia de Souza Alves, residente de fisioterapia, participou do workshop e aprovou a iniciativa. “Foi um evento bem rico em conhecimento, trazendo assuntos a respeito dos tipos de dados, amostra, amostragem, população, estatística descritiva, tendências centrais entre outros. Toda essa abordagem nos dá um melhor direcionamento de como traçar a metodologia do nosso TCR de maneira correta. Além disso, o workshop contribuiu para eu compreender outros estudos já publicados na literatura que farão parte do meu referencial teórico”, disse. 

Também residente de fisioterapia, Roberta Larissa Oliveira Paulino Mota reforçou esse tipo de evento para os pesquisadores do Crer. “Eu achei o workshop de estatística básica ótimo e de grande valia para aprendermos sobre os dados que vamos utilizar em futuras pesquisas. O treinamento também se mostrou importante para interpretarmos as informações estatísticas de artigos já existentes e outros trabalhos científicos, auxiliando a filtrar as melhores evidências científicas”, pontuou.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo