Heapa promove debate sobre segurança do paciente 

Qualificação, realizada no auditório da unidade do Governo de Goiás, aborda os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde

No auditório do Heapa, colaboradores participam da capacitação sobre qualidade do paciente

O setor de Qualidade do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), com a Eficiência Hospitalista, empresa parceira da unidade hospitalar, promoveu no dia 19 de abril, capacitação com as equipes assistenciais e administrativas da unidade do Governo de Goiás.

O treinamento abordou os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, completados no mês de abril. Os 50 colaboradores, que participaram de modo presencial ou virtual, refletiram sobre os avanços alcançados e reforçaram o compromisso com a qualidade e segurança da assistência à saúde no Brasil. 

A palestra foi ministrada pela coordenadora de Ensino e Pesquisa da Eficiência Hospitalista, a enfermeira Cassiana Prates, que abordou os desafios na construção de uma cultura de segurança, mostrando o cenário atual do Brasil e as adversidades enfrentadas pelas instituições de saúde ao longo do período da criação de práticas efetivas de segurança do paciente.

Para Cassiana, a campanha Abril pela Segurança do Paciente comemora os esforços feitos para a prevenção de danos, destacando a atuação de gestores dos serviços de saúde, profissionais da assistência e dos próprios usuários dos serviços, uma vez que são peças fundamentais na implementação de ações para fornecer um atendimento ainda melhor.

“Embora tenhamos avançado muito ao longo desses dez anos, sabemos que há grandes desafios pela frente para a construção de uma cultura de alta confiabilidade no sistema de saúde. Foi uma experiência maravilhosa celebrar esse momento com a equipe do Heapa, com um auditório lotado de pessoas comprometidas com a segurança do paciente. É nítido o compromisso do hospital para a entrega de valor!”, frisou Cassiana. 

"A interação entre o público virtual e presencial proporcionou um momento de reflexão sobre o tema, já que criou um ambiente de aprendizagem enriquecedor, fortalecendo a cultura de melhoria contínua dentro do hospital”, avaliou, por sua vez, a enfermeira Tânia Cristina Costa, do setor de Educação Continuada do Heapa. 

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

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