Em CIB, Saúde alerta sobre importância da vacinação para prevenir influenza

Em Comissão Intergestores Bipartite (CIB), secretarias municipais e de Estado da Saúde (SES-GO) pactuaram 6 de maio, como o Dia “D” de vacinação de influenza, e a ampliação da imunização para os trabalhadores de educação

Em CIB, secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio e equipe alertam sobre importância da vacinação para prevenir influenza

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alertou as secretarias municipais de saúde sobre importância de se promover estratégias de vacinação para prevenir casos de influenza, que nessa quinta-feira, 20, contabilizaram 11 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O alerta foi feito durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de Goiás, no auditório da Escola de Saúde Pública, quando também foi acordado 6 de maio, como o Dia “D” de vacinação de influenza, e a ampliação da imunização para os trabalhadores de educação. 

A superintendente de vigilância em saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explicou que causa preocupação o rápido aumento de casos, e a predominância do vírus influenza B, da linhagem Victoria. “Pelas análises que fizemos é a primeira vez que temos predominância desse vírus, sempre era H1N1 ou H3N2, mas sempre com predominância do Influenza A. Dessa vez, estamos com predominância do Influenza B”, afirmou, acrescentando que a doença tem acometido muitas crianças.

Nas faixas etárias de crianças “menores de 2 anos” até “de 10 a 19 anos”, o número de casos até abril de 2023, já ultrapassou o total do número de casos de todo o ano de 2019, ano pré-pandemia. Esses números acenderam o alerta, para que providências sejam tomadas. 
“Por isso, o doutor Sérgio (secretário de saúde) convocou os secretários para apresentar e ver essas estratégias, e todas as superintendências e subsecretarias da SES, para trabalharmos de forma preventiva e evitar que esse número avance. E a melhor forma de evitar isso, a gente sabe qual é a receita: vacina”, destacou Flúvia.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem o objetivo de imunizar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Assistência
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES, Luciano de Moura Carvalho, reforçou a importância da rede assistencial está preparada para atender casos de SRAG. A Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) das SES-GO programa uma capacitação para atualização do protocolo de influenza, que será realizada nessa terça-feira, 25/04, a partir das 10h, para todas as unidades de saúde, em formato híbrido – presencial no auditório do Órion, e on-line, em link a ser disponibilizado – sem limite de número de participantes. 

“A ideia é que todos os profissionais de saúde, principalmente, médicos e enfermeiros, participem dessa capacitação em que será atualizado todo protocolo clínico, assistencial, de medicamentos e de fluxo”, esclarece.  

Pautas
Durante a reunião, foi aprovada a ata da 2ª Reunião Ordinária da CIB, ocorrida no dia 23 de março de 2023, e da 2ª Reunião Extraordinária da CIB, do dia 29 de março de 2023. 

Foram apresentados e discutidos, os seguintes assuntos: progresso da Planificação da Atenção à Saúde, em Goiás; monitoramento do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS); portaria nº 242, de 13/03 de 2023 – que altera o Anexo 1 do Anexo XXII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28/9 de 2017, para dispor sobre o prazo e o meio utilizado para as solicitações de credenciamento de equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde, pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) das SES-GO. 

Também pela SAIS, foi feita a apresentação da segunda etapa do Órion. Essa ferramenta de trabalho norteia o planejamento em saúde, para implantação, de serviços e otimização de recursos físicos e financeiros. 

Saúde mental
A gerente estadual de saúde mental, Natália Silva apresentou uma análise de situação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que promove cuidado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de drogas. A RAPS visa o atendimento integral e humanizado, com foco no acolhimento, acompanhamento contínuo e vinculação à rede. 

“Essa rede aproxima-se dos sujeitos e territórios, levando em conta toda a singularidade do contexto e do sujeito”, explicou Natália.  
A assessora técnica do Cosems, Carla Guimarães, apresentou os produtos da “Oficina da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: estrutura e organização dos serviços”, realizada em outubro de 2022. O treinamento ofereceu aos participantes palestras, experiências exitosas, oficinas de trabalho com farmacêuticos e roda de conversa. 
Também foi discutida a Portaria nº 233/GM/MS, de 09 de março de 2023 – que estabelece as metas e os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) para a avaliação do ano de 2023. 

Patrícia Almeida (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo