Herso realiza primeira captação múltipla de órgãos em 2023

Procedimento executado por profissionais da unidade de saúde do Governo de Goiás em Santa Helena resultam em rins, fígado e córneas, retirados para beneficiar pacientes em Goiás e Brasília

Equipes do Herso, Hugol e de Brasília envolvidas no procedimento de captação de órgãos

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, na quarta-feira (19/04), a primeira captação múltipla de órgãos de 2023, após constatação de morte encefálica e autorização dos familiares de um homem de 49 anos.

Com apoio de avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o fígado foi transportado para o Distrito Federal e os demais órgãos foram encaminhados a pacientes de Goiás que também estavam na fila de transplantes e que têm compatibilidade para o recebimento da doação.

Participaram do procedimento cerca de dez profissionais, entre colaboradores do Herso, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), para a retirada dos órgãos destinados aos pacientes de Goiás.

Já a captação do fígado foi feita por uma equipe de Brasilia, acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos (Cihdott) do Herso, que que esteve envolvida antes, durante e após o procedimento.

Os profissionais da área médica do Herso são constantemente treinados sobre quando e como o protocolo de morte encefálica deve ser adotado e também sobre o cuidado e a humanização que devem envolver a abordagem e entrevista familiar, com acolhimento e conscientização.

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo