HCN soma mais de 184 mil atendimentos à população goiana 

Estrutura do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano inclui o primeiro centro de oncologia do Estado, que já realizou 12 mil atendimentos à população de uruaçu e municípios da região

Unidade do Governo de Goiás, em Uruaçu, HCN tem 12 mil atendimentos oncológico no total realizado

Referência em tratamento oncológico em Goiás, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou 184.868 atendimentos humanizados à população de Uruaçu e região norte do Estado. Os dados da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) foram computados desde o início do ano passado e incluem mais de 12 mil atendimentos em seu centro de oncologia, o primeiro da rede de saúde estadual.

A fim de melhorar ainda mais o tratamento dos pacientes oncológicos, o hospital realizou recentemente seu primeiro procedimento de biópsia por congelação, exame que tem a capacidade de fornecer aos médicos oncologistas informações, em tempo real, sobre o diagnóstico dos pacientes.

Para o diretor assistencial, João Batista, o exame representa grande avanço para o tratamento dos pacientes e para o serviço de oncologia. “Os benefícios da biópsia por congelação são muitos, tanto para o hospital quanto para os pacientes, pois economiza tempo e otimiza a quantidade de cirurgias e procedimentos necessários para o diagnóstico, permitindo que o tratamento do câncer seja mais eficiente, dando melhores chances de vida”, ressalta o diretor.

Desde sua inauguração, o centro oncológico do HCN, com 15 leitos cirúrgicos e 21 leitos clínicos, já realizou mais de 4 mil consultas clínicas e multiprofissionais. O espaço conta também com o atendimento humanizado de diversos profissionais, proposta que permeia toda a unidade.

Atendimento humanizado 
O Gigante do Norte tem 283 leitos ativos e uma equipe médica qualificada, que já soma mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos, dentre eles, cirurgias ortopédicas, oncológicas, vasculares, torácicas, ginecológicas, urológicas, bucomaxilares, pediátricas, neurológicas e cirurgias gerais. Ao longo do ano, foram realizadas também mais de 57 mil consultas médicas ambulatoriais e multiprofissionais.

Desde 2022, foram registrados mais de 800 partos humanizados realizados. Para isso, o HCN conta com uma equipe multiprofissional treinada e preparada para oferecer um tratamento humano e acolhedor, com segurança e qualidade, priorizando o bem-estar das gestantes e seus bebês.

De acordo com o gerente assistencial, Marcelo Ramos, é de extrema importância a adoção dessas medidas de respeito, garantindo às pacientes o direito de acompanhantes durante todo o processo do parto, desde o início do atendimento no pronto-socorro até o momento da alta.

Além disso, o hospital registrou mais de 432 mil exames realizados desde 2022. E esses números devem aumentar ainda mais, já que no início deste ano o HCN inaugurou o seu novo centro de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do País e do Sistema Único de Saúde (SUS) a possuir uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva, com tecnologia importada de Israel.

A tecnologia de projeção imersiva tem a finalidade de humanizar a experiência do paciente e o acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporcionando um diagnóstico mais assertivo e possibilitando maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes.

Pensando também no atendimento à população, o HCN estabeleceu, recentemente, uma parceria sem custos, por meio do programa Ativa, do Ministério da Saúde, com a empresa Coloplast para a distribuição de bolsas de colostomia aos seus pacientes.

Por meio dessa parceria, o hospital criou um ciclo de capacitação permanente dos colaboradores da unidade, contratando um dos únicos especialistas em estomaterapia do Estado, a fim de treinar profissionais da unidade para o tratamento de lesões e cuidado de pacientes estomizados.

Aprovação 
A qualidade alcançada no ano passado foi reconhecida pelos pacientes atendidos. Os resultados de pesquisa de satisfação dos usuários evidenciam a importância do HCN para a população do município de Uruaçu e entorno. Isso porque, de 2022 até agora, o hospital obteve 98% de satisfação, segundo a pesquisa interna realizada por meio do serviço de atendimento ao usuário.

Para mensurar a satisfação dos usuários e promover ações de melhorias, QRCode estão distribuídos em vários setores do hospital, com objetivo dos pacientes e acompanhantes registrarem sua opinião sobre os serviços de média e alta complexidade oferecidos pelo hospital.

Victor Weber (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo