Com auditório lotado, curso da IHAC é encerrado no HMI

Ao todo, dezessete palestras foram ministradas ao longo dos três dias com temáticas sobre como promover a amamentação na gravidez e parto; como o leite vai do peito para o bebê; auxílio ao aleitamento materno; habilidade de comunicação; parto humanizado e cuidados amigo da mãe; bebês que exigem cuidados especiais; pouco leite; apoio permanente às lactantes; malefícios do uso de mamadeiras e chupetas; questões relacionadas à saúde materna; quando o bebê não pode ser amamentado no peito; questões relacionadas à mama e aos mamilos; Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); como retirar o leite materno; IHAC/Neo – uma nova proposta para os prematuros em unidades neonatais; além dos ensinamentos da IHAC.

Neste evento, um dos pontos altos foi o envolvimento das equipes, tanto médica quanto clínica, além da participação em massa de residentes e colaboradores administrativos. Para a ouvidora do HMI, Andressa Barcelos, participar do curso “proporcionou um grande aprendizado, pois ajuda no entendimento necessário para o atendimento ao paciente ou acompanhante que se dirigir a Ouvidoria, tendo em vista que o HMI leva o título de Hospital Amigo da Criança”, refletiu. Já para uma das organizadoras do curso, Renata Leles, esse momento promoveu uma grande troca de conhecimentos e experiências. “A presença em peso não só da classe médica e de Enfermagem, mas também das equipes de Fisioterapia e Nutrição foi fundamental para que o evento fosse realizado com sucesso”, afirmou a biomédica, farmacêutica e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do HMI, Renata Leles.

O Hospital Materno Infantil (HMI) recebeu entre os dias 29 e 31 de março (quarta e sexta-feira) mais uma edição do Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno da unidade. Com a participação de profissionais não só do HMI, mas também da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), o evento reuniu cerca de 60 pessoas em cada dia, divididos entre equipe assistencial e administrativa. A capacitação da IHAC é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e tem como meta estabelecer ações que resgatem a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil. O treinamento foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo