Comitiva de Mato Grosso conhece gestão da Saúde de Goiás

Uma comitiva composta por autoridades do Mato Grosso conheceu nesta terça-feira, 4 de abril, o funcionamento de três hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) administrados por organizações sociais (OSs). O grupo – composto pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e pela secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia, e pelo promotor da Vara da Cidadania, Alexandre Guedes – foi acompanhado, durante todo o dia, pelo secretário Leonardo Vilela que esclareceu os principais pontos para o êxito da gestão por OSs.

A visita da equipe mato-grossense evidencia o status de referência que a Saúde de Goiás assumiu nos últimos dois anos. Neste período, 24 comitivas de 17 Estados e do Distrito Federal vieram a Goiás com o propósito de conhecer, in loco, o modelo adotado pelas organizações sociais, o controle efetivado pelo Estado na administração executada pelas OSs e o avanço implementado com a transferência da gestão tanto na estrutura física das unidades hospitalares quanto na humanização e eficiência do atendimento à população.

Inicialmente, as autoridades de Mato Grosso conheceram o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), maior unidade pública do Centro-Norte brasileiro especializado na assistência aos casos de urgências e emergências clínicas e ortopédicas. Em seguida, o grupo visitou as instalações do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Estado que conquistou o certificado de nível 3 conferido pela Organização Nacional de Acreditação. Posteriormente, a comitiva deslocou-se para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), referência em atendimento ortopédico de emergência na capital.

Inaugurado em 6 de julho de 2015, o Hugol desempenha um importante papel na assistência à população de Goiás e de outros Estados. A unidade é administrada pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), a mesma organização social responsável pela gestão do Crer. Além do secretário Leonardo Vilela, prestigiaram a comitiva de Mato Grosso o presidente do TCE de Goiás, Kennedy de Souza Trindade, os conselheiros Sebastião Tejota, Carla Santillo e Edson Ferrari, o presidente da Agir, Sérgio Daher, e os diretores do Hugol.

O Hugol tem como diferencial a assistência aos casos graves de urologia, a unidade especializada em queimaduras e a realização de ações educativas e preventivas em benefício da população dos bairros que compõem a Região Sudoeste da capital. O grupo conheceu as instalações de toda a unidade e os serviços executados em favor da população.

No Crer, o grupo de Mato Grosso conheceu o ambulatório, a Unidade de Terapia Intensiva, a enfermaria adaptada para portadores de deficiência e a oficina ortopédica, entre outros setores. No Hugo, as autoridades, acompanhados do secretário e de diretores do Instituto Gerir, visitaram a enfermaria, a sala para desinfecção de roupas, a UTI e outras unidades.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, elogiou o trabalho desenvolvido em Goiás. “Todo gestor que almeja desenvolver uma saúde de qualidade deve conhecer a experiência efetivada em Goiás”, acentuou. O governo de Mato Grosso transferiu a gestão das unidades para organizações sociais em 2010, mas a iniciativa não obteve êxito e os hospitais voltaram a ser administrados pelo poder público.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo