Hugol realiza captação de órgãos para transplantes

Graças à solidariedade dos goianos e o alto nível das equipes captadoras e de sensibilização para a doação de órgãos, abril completa cinco captações de órgãos

Após a constatação da morte cerebral da paciente, a família autorizou a doação das córneas e rins, que foram encaminhados a quatro pacientes de Goiás, que aguardavam na fila de espera

Sinônimo sublime de amor ao próximo, a doação de órgãos tem tirado muitas pessoas da fila de transplantes em Goiás. Esse nobre gesto foi realizado por familiares de três pacientes falecidos no Hugo, Hugol e Heana durante o feriado e repetido nesta quarta-feira, 12/04, pelos familiares de uma paciente vítima de AVC, no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).

Após a constatação da morte cerebral da paciente de 66 anos, a família autorizou a doação das córneas e rins, que foram imediatamente encaminhados a quatro pacientes de Goiás, que aguardavam em uma extensa fila de espera. 

Segundo a Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT/Hugol e Supervisora da OPO (Organização de Procura de Órgãos)-Hugol, Lucijane Martins Santos, além de salvar várias vidas, a cada autorização de doação, a fila de espera diminui. 

Alivio e esperança
“Hoje só em Goiás apresentamos uma lista de espera com cerca de 1700 pessoas aguardando por córneas, rins ou fígado. O direito de escolha quanto à doação cabe a família, e é através desse sim, que podemos fazer do nosso trabalho uma chance de salvar a vida de alguém”, diz Lucijane Martins. 

O Hugol é um dos maiores captadores de órgãos e/ou tecidos do estado de Goiás. Em 2022, as doações do hospital ajudaram 90 famílias de todo o Brasil e essas doações só foram possíveis graças à autorização de outras 26 famílias, que mesmo em um momento difícil, exerceram a caridade e o amor ao outro. 

Texto e foto: Comunicação SES/Hugol

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo