Leonardo Vilela conhece ações do Grupo de Enfrentamento às Drogas

“Queremos inserir esse trabalho na rede da Secretaria da Saúde, com esforço coletivo e desprendimento e potencializar o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) , que oferece um serviço importante à nossa sociedade, numa conjugação de esforços”. Essa foi a tônica do secretário Leonardo Vilela ao visitar, na tarde desta quarta-feira, 5, as instalações do GEED e do Centro de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (Ceat-AD). Ele foi recebido pela diretora geral do GEED, Ivânia Fernandes, e sua equipe.

Inicialmente o secretário Leonardo Vilela conheceu o trabalho realizado pelo Ceat-AD. No local são feitos os atendimentos e acolhimento de pessoas usuárias de drogas e/ou de seus familiares. Possui equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. No Centro está sendo desenvolvido o “Projeto Mente Aberta”, reunindo usuários e suas famílias e comunidades terapêuticas, apoiando os que procuram ajuda para sair do mundo das drogas. O local funciona na Rua Dr. Olinto Manso Pereira, no Setor Sul.

Depois o secretário veio para o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), onde se juntou à sua equipe de superintendentes que o acompanharam na visita às instalações físicas de prédio de três andares. No espaço, localizado na Rua 104, também no Setor Sul, funciona a administração do órgão.

Em setembro de 2016, o GEED passou a ser jurisdicionado à Secretaria da Saúde. Após os trâmites legais para essa transferência, a diretora geral do GEED, Ivânia Fernandes, convidou o titular da pasta para uma visita técnica ao órgão, para que ele pudesse conhecer de perto o trabalho e as ações desenvolvidas.

Em seguida todos se reuniram no auditório onde Ivânia falou que é uma “honra e prazer da visita do titular da Secretaria da Saúde, uma oportunidade para maior aproximação das equipes”. Explicou dos objetivos do GEED, o trabalho inicial de mapeamento das necessidades do público alvo, o treinamento de profissionais para atuarem no setor, a importância das parcerias com as comunidades terapêuticas.

Também comentou sobre as diversas ações desenvolvidas, origem dos recursos financeiros, administração e os resultados até agora alcançados nos diversos projetos desenvolvidos. Os principais são o Projeto Farol em Anápolis com a participação da direção e coordenadores das escolas públicas na elaboração de programas de prevenção às drogas junto aos alunos.

Outros projetos apresentados ao secretário:

– Anjos Urbanos, desenvolvido com palestras, participação no programa Governo Junto de Você. São distribuídos material informativo sobre prevenção às drogas com o Call Center 0800 649 0145, que orienta quem precisa de ajuda;

– Vem Ser, desenvolvido em escolas de 15 bairros de Goiânia considerados de maior índice de marginalidade. Trabalha com arte, esporte e música juntos aos estudantes, mostrando a importância de uma vida livre do mundo das drogas;

– Vem $er Empreender, em parceria com o Sebrae-Go e Banco do Povo. Mostra a mais de 300 alunos do 2º grau da Rede Pública, a importância de ter um plano financeiro.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo