Policlínica Estadual de Quirinópolis adere ao Abril Verde

Campanha tem objetivo de sensibilizar sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável

Colaboradores da Policlínica de Quirinópolis assistem à palestra sobre saúde e qualidade de vida

Em alusão ao Abril Verde, campanha tem o objetivo de sensibilizar sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável, a Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou palestra com o tema Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, comemorado em 6 de abril.

De acordo com a nutricionista Erica Rodrigues, a promoção da saúde é uma das estratégias do setor de saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. "O objetivo dessa data é conscientizar cada vez mais para que possamos adquirir uma rotina que melhore sua qualidade de vida e promova a saúde”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Erica ressalta que qualidade de vida envolve bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional. Além, de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Minimental
Em sua apresentação, a psicóloga Bruna de Souza realizou um 'minimental’ com os participantes. “Tata-se de um teste breve de rastreio cognitivo para identificação de demência. O miniexame do estado mental avalia cinco grandes áreas da função cognitiva, que incluem a orientação, a retenção, a atenção e cálculo, a evocação e a linguagem”, explicou a profissional.

Para finalizar, a técnica de segurança do trabalho Ana Paula destaca que a data chama a atenção para a reflexão sobre a importância de uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis.

“A saúde é uma questão premente e, nos dias atuais, não está somente associada à prática de atividade física, alimentação equilibrada ou, ainda, a ausência de doenças, embora esses fatores sejam importantes para uma vida saudável e com qualidade", disse.

"O tema compreende, também, a saúde mental ou psíquica e a social, considerando a interação do indivíduo ou da coletividade com o meio ambiente de trabalho, a família, os amigos e outros meios de convívio social”, frisou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo