HGG realiza campanha de prevenção de câncer do colo do útero para colaboradoras

Iniciativa contemplou mais de 80 mulheres

Campanha destaca a importância da realização de exames periódicos e ainda reforça formas de prevenção, como uso de preservativos e a vacina contra o HPV

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realizou no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, uma campanha de conscientização do câncer do colo do útero. A ação foi realizada com colaboradoras da unidade de saúde na faixa etária dos 30 a 60 anos, que não tinham realizado o exame preventivo nos últimos 12 meses.
 
A médica ginecologista do HGG, Rosicleia de Vlieger, uma das responsáveis pela ação, conta que a iniciativa é de extrema importância para manter a saúde das mulheres, além disso, relata que a iniciativa contemplou mais de 80 colaboradoras.
 
“Os profissionais da saúde, desde o início da pandemia, muito trabalharam e pouco se cuidaram. Assim como a população em geral teve mais dificuldade ao acesso dos exames primários, nós também tivemos menos acesso, menos consultas, ficou difícil mesmo. Então, resolvemos oferecer às colaboradoras do HGG a oportunidade de fazer o exame preventivo. Teve uma boa adesão, com um ambiente muito tranquilo, com respeito à individualidade de cada uma”, disse. 

A ginecologista explica que atualmente o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum no Brasil e a quarta causa de morte entre as mulheres. “Esse exame vem justamente para fazer o diagnóstico precoce, para ajudar essas mulheres caso precisem de assistência”, ressaltou. A profissional ressalta também que outras formas de prevenção são por meio do uso de preservativos e vacina contra o papilomavírus humano (HPV).
 
A técnica de enfermagem do HGG, Vanusa Meira de Oliveira, disse que estava chegando o período para realizar o exame preventivo e aproveitou a oportunidade. “Para mim foi uma praticidade, porque já estamos aqui dentro do hospital. Caso a gente descubra alguma coisa, já temos suporte e isso para nós é muito importante. Os médicos são ótimos profissionais. Muito legal essa iniciativa da unidade”, considerou.
 
Carla Elisabete Moreira, também colaboradora da unidade de saúde, disse que ficou feliz por fazer o exame e se prevenir. “Não tenho plano de saúde, então não perderia essa chance. Sempre que oferecem exames eu aceito porque são oportunidades únicas. Toda mulher tem que fazer, tem que se cuidar”, reforçou. 

Texto e foto: Comunicação Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo